De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Smartphones Android estão ajudando a salvar a Floresta Amazônica

24/03/2018

Autor: Felipe Victor

Fonte: Tecstudio https://www.tecstudio.com.br/



Um projeto de uma Startup Estadunidense está ajudando a salvar a floresta Amazônica contra o desmatamento, utilizando smartphones Android antigos. O projeto ganhou destaque na página de pesquisa do Google neste sábado.

A Rainforest Connection - Conexão de floresta tropical, em português - é um projeto desenvolvido por uma Startup sediada em São Francisco, estado da Califórnia, nos EUA, mas com atuação no Brasil e em outros países da América do Sul, como o Peru.

Fundada em 2014, a startup ganhou notoriedade na imprensa em todo o mundo ao desenvolver um projeto para reduzir o desmatamento na floresta Amazônica e em outras florestas tropicais, utilizando smartphones Android antigos. Com a ajuda de comunidades indígenas, o projeto se torna "independente" e denúncia, através de captação de áudio, atividades ilegais de desmatamento em áreas onde os dispositivos estão instalados.

O desmatamento ilegal é uma atividade que consiste em "limpar" determinadas áreas para captação de matéria prima, como a madeira. O desmatamento é uma das principais causas da mudança climática. Segundo a ONU, até 90% da extração de madeira nas florestas tropicais é ilegal.

"O sistema de monitoramento "RFCx" oferece aos nossos parceiros a oportunidade de proteger as principais áreas de floresta tropical e responder a alertas em tempo real, enquanto compartilha grandes quantidades de dados do ecossistema que ajudam a negociar maiores proteções nessas áreas. Em alguns casos, proteger o perímetro de uma floresta tropical pode, na verdade, significar proteger tudo atrás dela."

O projeto usa um telefone celular, no alto de árvores, que fica acoplado em células solares, anexa também em um microfone extra. Com isso, o dispositivo pode detectar os sons de motosserras há uma distância aproximada de 1,60 km².

Algumas aldeias indígenas participam do projeto. A comunidade indígena "Tembé", ajuda a denunciar sempre que identificam sons de motosserras detectados pelo sistema. Além disso, os próprios índios aprenderam como fazer a manutenção dos dispositivos, facilitando o trabalho da equipe americana.

Os indígenas da tribo Tembé vivem em uma área de 2.800 km² de floresta tropical no norte do Brasil. Mais de 30% do território deles foi desmatado por atividades de pecuária, queimadas e exploração ilegal de madeira.
As mudanças climáticas e a Floresta Amazônica

A perda de florestas não só prejudica a vida selvagem, incluindo muitas espécies que não vivem em nenhum outro lugar, mas também contribui muito para as emissões de gases do efeito estufa que atiçam as mudanças climáticas , respondendo por cerca de 17% do total anual do mundo.

A floresta Amazônica é a maior floresta do planeta. Nela, existem várias espécies de plantas e animais que não existem em outras regiões do planeta. Além disso, a floresta ajuda a equilibrar todo o globo terrestre. Com a degradação dela, o aquecimento global aumenta cada vez mais.



https://www.tecstudio.com.br/smartphones-android-estao-ajudando-a-salvar-a-floresta-amazonica/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.