De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Evento cultural traz três caciques indígenas a Santa Cruz

05/04/2018

Fonte: GAZ http://www.gaz.com.br/index.php



O Templo Escola de Umbanda Beira Mar, de Santa Cruz do Sul, realizará um evento cultural indígena com a presença de três caciques procedentes da tribo Kariri Xocó, de Alagoas. Eles estarão na sede do templo (Rua Senador Pinheiro, 1.222) na noite desta quinta-feira, mas a atividade principal acontece anesta sexta com uma vivência indígena e um encontro de cura com a Jurema Sagrada e Ritual do Toré, conduzido pelos caciques Puruanã Kariri Xocó e Dyru Cariri Xocó, na Cascata Cantinho Colonial (antiga Cascata do Franke), em Dona Josefa, no interior de Vera Cruz, às 20 horas.

A Jurema é uma árvore sagrada típica do agreste. Possui em sua composição um poderoso princípio ativo curativo, sendo eficazmente utilizada, há séculos, na cura de diversos males do corpo e da alma. Da maceração de sua casca e raiz em água é extraída a bebida sagrada da Jurema, utilizada nos rituais de cura e pajelanças. O preparo ocorre todo com rezas e canções específicas, tornando a bebida altamente espiritual e que atua, principalmente, nos bloqueios do corpo físico.

A realização do evento é do Templo de Umbanda Sagrada Cavaleiros da Jurema, de Agudo, e do Templo Escola de Umbanda Beira Mar, de Santa Cruz do Sul. Inscrições e informações com Adriana Regina Bender, pelo telefone (51) 99955 5589, e com Cristiano Bender, pelo (51) 99644 0349.



http://www.gaz.com.br/conteudos/regional/2018/04/05/116722-evento_cultural_traz_tres_caciques_indigenas_a_santa_cruz.html.php
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.