De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Acampamento Terra Livre começa em Brasília

24/04/2018

Fonte: Rádios EBC radios.ebc.com.br



Com rituais e danças indígenas, foi aberto oficialmente, na tarde desta segunda-feira (23), o Acampamento Terra Livre, em Brasília.

Kaiapó, Munduruku, Terena, Tabeba... Povos das cinco regiões do país cantaram para dizer "Presente!" na 15ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL).

O tema deste ano é "Unificar as lutas em defesa do Brasil Indígena - Pela garantia dos direitos originários dos nossos povos".

De acordo com a organização do evento, três mil indígenas de mais de cem povos já se credenciaram.

As tendas estão armadas no gramado do Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília.

Valéria Paye, indígena do povo Kaxuyana, do Pará, na fronteira com o Suriname, afirmou que o Terra Livre deste ano tenta impedir retrocessos.

O ATL é realizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

A Plenária de Mulheres Indígenas também movimentou o primeiro dia de Acampamento. A coordenadora da Apib, Sônia Guajajara, destacou a participação feminina na luta dos povos indígenas e lembrou que por muito tempo essa inclusão foi negada na própria aldeia.

Entre as atividades do Acampamento Terra Livre previstas para esta terça-feira (24) estão plenárias sobre educação e saúde indígena e audiências no Supremo Tribunal Federal e na Advocacia Geral da União.


http://radios.ebc.com.br/reporter-nacional/2018/04/acampamento-terra-livre-comeca-em-brasilia
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.