De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Estudante indígena defende especialização em Língua Portuguesa

11/05/2018

Fonte: Universidade Estadual de Londrina http://www.uel.br/portal/index.php?pagina=principal.php



A estudante indígena Damaris Kaninsãnh Felisbino defendeu nesta sexta-feira (11), no Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), monografia da especialização em Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, do CCH.

Damaris, que entrou na UEL em 2012 no curso de Letras/Português, por meio do Vestibular dos Povos Indígenas, é da etnia Kaingang, proveniente da Reserva Indígena do Apucaraninha (Tamarana). Ela é a primeira da reserva a conquistar o título em nível de especialização.

O título da monografia, resultado de uma pesquisa de campo, é "A variação do verbo ir na Língua Kaingang". Damaris constatou diversidade linguística entre diferentes gerações de indígenas, sendo que os mais novos, segundo mostrou o estudo, utilizam com mais frequência termos variantes.

Banca - Os professores do Departamento de Letras Vernáculas, Marcelo Siveira (orientador), Dircel Kailer e Maria José Guerra de Figueiredo Garcia compuseram a banca examinadora. O vice-reitor da UEL, Ludoviko Carnasciali dos Santos, também prestigiou a defesa da aluna indígena.



http://www.uel.br/com/agenciaueldenoticias/index.php?arq=ARQ_not&id=26279
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.