De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Notícias
Juruna defende cacaueiros contra os índios Pataxó
31/08/1984
Fonte: Cidade de Santos (Santos - SP)
Documentos anexos
O deputado federal e ex-cacique Xavante Mário Juruna defendeu os cacaueiros que disputam terras com os Pataxó Hã-hã-hãe do sul da Bahia, sob o argumento de que são caboclos e não indígenas. As terras da reserva foram demarcadas em 1937, mas já na década de 1940 foram arrendadas aos cacaueiros, que atualmente pedem a transferência da aldeia para a Reserva Florestal do Mico-leão ou o pagamento de indenização para que os Pataxó possam comprar terras em outro lugar.
As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.