De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Proprietário rural de MS recebe multa de quase meio milhão de reais por desmatamento em terra indígena

28/09/2018

Fonte: G1 https://g1.globo.com/



Um produtor rural recebeu uma multa no valor de R$ 450 mil após desmatar 90 hectares de uma reserva indigena de Aquidauana, a 140 km de Campo Grande, nesta quinta-feira (27). Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a área está localizada no Pantanal sul-mato-grossense.

O Ibama identificou o desmatamento de 90 hectares da área de Cerradão na Terra Indígena (TI) Taunay-Ipégue, durante operação realizada em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF). Agentes ambientais embargaram a área de especial preservação, que integra o bioma Pantanal.

Em 5 de outubro de 2017, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico do Mato Grosso do Sul (Semad) havia emitido uma autorização ambiental para Supressão Vegetal que permitia o desmatamento de 573,21 hectares. Deveriam ser áreas privadas, mas 90 hectares estão dentro da reserva indígena.

Com cerca de 33,9 mil hectares no município de Aquidauana (MS), a Terra Indígena Taunay-Ipégue foi declarada posse permanente da etnia Terena pela Portaria do Ministério da Justiça.

A Portaria Interministerial define como Terra Indígena as áreas ocupadas por povos indígenas, cujo relatório de identificação e delimitação tenha sido aprovado por ato da Fundação Nacional do Índio (Funai), publicado no Diário Oficial da União. A identidade do produtor rural não foi informada pelo Ibama.



https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2018/09/28/proprietario-rural-de-ms-recebe-multa-de-quase-meio-milhao-de-reais-por-desmatamento-em-terra-indigena.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.