De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Esgoto na Billings ameaça alimentação de indígenas Guaranis

06/08/2019

Fonte: Rede Brasil Atual - https://www.redebrasilatual.com.br



Em períodos de pouca chuva, como o inverno, mesmo com preservação da comunidade, poluição no corpo central da represa tem avançado e contaminado peixes.

São Paulo - Indígenas guaranis que vivem à margem da represa Billings, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, estão com a segurança alimentar ameaçada. Dependentes da agricultura e da pesca proveniente do braço de rio da região, em períodos de pouca chuva como o inverno, os impactos da poluição na Billings ficam mais evidentes aos povos originários.

Na aldeia Guyrapaju, cercada pela Mata Atlântica, a liderança guarani Karay Mirim relata ao repórter Jô Miyagui, do Seu Jornal, da TVT, que a comunidade tem deixado de pescar, por exemplo, por receio de que os peixes estejam contaminados. "Olhando para a água já dá para perceber isso (poluição), porque vem um volume esverdeado que dá para perceber que ela não está boa", explica Mirim. "Quando eu tinha 6, 7 anos, lembro que a gente pescava muito e isso traz um pouco de saudade da infância", recorda.

Pesquisadora e professora em gestão ambiental pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Marta Marcondes, que coleta e analisa a qualidade da água da Billings em diversos pontos, afirma que o avanço da poluição sobre o território indígena, onde a água tem qualidade razoável, pode ser em decorrência de um baixo volume de água ou do aporte maior do corpo central da represa, entre São Paulo e Diadema, que tem os piores índices de qualidade. "O corpo central acaba comprometendo os braços (do rio) que são mais limpos", ressalta a especialista.

O indigenista e gestor ambiental Edmilson Gonçalves acrescenta que, a despeito da preservação feita pelos indígenas, o esgoto na Billings também acaba atrapalhando na subsistência dos guaranis. Em março, de acordo com o gestor, chegou a ocorrer uma grande mortandade de peixes na represa. "Você tem pelo menos quatro espécies de peixes que podem alimentar toda essa população, são cinco aldeias que abrange a represa. E, com o caso da poluição ambiental, isso interfere diretamente nos animais e, por consequência, na alimentação dos indígenas", destaca.


https://www.redebrasilatual.com.br/ambiente/2019/08/esgoto-na-billings-ameaca-alimentacao-de-indigenas-guaranis/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.