De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Povos indígenas continuarão acampados em Brasília

28/08/2021

Fonte: R7 - https://noticias.r7.com/brasilia



Povos indígenas continuarão acampados em Brasília
Grupo segue mobilizado para acompanhar o julgamento do marco temporal. STF deve analisar o caso em 1o de setembro

Kelly Almeida e Vanessa Marques, do R7, em Brasília
28/08/2021

Indígenas que estão em Brasília para acompanhar o julgamento do marco temporal, conduzido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), decidiram manter a mobilização na capital federal pelo menos até a próxima semana. O grupo faz parte do acampamento "Luta Pela Vida" e está em Brasília desde o dia 22 de agosto. O julgamento no STF estava marcado para o dia 26, mas foi adiado para 1o de setembro.
Os indígenas ficarão acampados na região do Complexo Cultural Funarte, localizado entre a Torre de TV e o Centro de Convenções. O Governo do DF está preparando o espaço para o grupo firmar o acampamento ainda neste domingo (29). Eles estavam instalados na Esplanada dos Ministérios. Ao menos mil lideranças permanecerão acampadas no DF até 2 de setembro.

Na última sexta-feira (27), o grupo marchou pela Esplanada até a Praça dos Três Poderes e incendiou um caixão em frente ao Palácio do Planalto. O ato foi criticado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Julgamento
O STF vai decidir se as comunidades tradicionais têm direito apenas sobre as terras já ocupadas antes da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988.

O marco temporal foi criado por uma decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) que, em 2013, concedeu ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina a reintegração de posse de uma área que fica dentro da Reserva Biológica do Sassafrás, onde também está localizada a Terra Indígena Ibirama-La Klãnõ.
A reserva é ocupada pelos povos xokleng, guarani e kaingang. A decisão do TRF-4 foi questionada no Supremo pela Fundação Nacional do Índio (Funai). O Instituto Socioambiental alega que a tese do marco temporal está sendo usada pelo governo federal para evitar novas demarcações de terras indígenas.
O instituto também alega que 63% das terras ocupadas pelos indígenas podem ser desapropriadas caso o Supremo valide o marco temporal. Milhares de indígenas acompanham o julgamento e protestam na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A Polícia Militar reforçou a segurança na região.

https://noticias.r7.com/brasilia/povos-indigenas-continuarao-acampados-em-brasilia-28082021
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.