De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Por que agosto é um mês importante para os povos indígenas no Brasil?

04/08/2022

Autor: DORRICO, Julie

Fonte: UOL/Ecoa - https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/julie-dorrico/



Por que agosto é um mês importante para os povos indígenas no Brasil?

Julie Dorrico

Celebramos no dia 9 de agosto o Dia Internacional dos Povos Indígenas, data instituída pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 1994.
A data comemorativa é utilizada como referencia para mobilização cultural dos povos originários em diferentes estados brasileiros nesse mês, como Jogos Indígenas na Paraíba; Projeto Cidadão no Acre; uma programação especial anunciada pelo Museu das Culturas Indígenas na capital São Paulo e o anúncio do Agosto Indígena pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SP).
A data tornou-se um dispositivo de afirmação dos direitos indígenas. Em 2004, dando continuidade ao projeto de proteção e autonomia dos povos indígenas, a Unesco proclamou a segunda década internacional dos povos indígenas (2005-2015). Em 2007, no contexto de comemoração da segunda década foi aprovada e publicada a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, uma resolução não vinculativa.
Ressalto a importância da Declaração, pois este documento reitera em nível internacional, conforme lista o Instituto Socioambiental (ISA), o direito à autodeterminação, que garante autonomia para que cada povo defina seu status político, perseguindo livremente seu desenvolvimento econômico, social e cultural, incluindo sistemas próprios de educação, saúde, financiamento e resolução de conflitos, entre outros.
Ainda, o direito a reparação pelo furto de suas propriedades materiais e imateriais; direito de manter as suas culturas; direito a comunicação.
Agosto indígena no Brasil
O compromisso da agência Unesco em firmar a proteção e a autonomia dos povos indígenas tem incentivado o Brasil a reconhecer a importância dos povos originários no projeto (pluri) nacional, contrariando o governo vigente. Até o momento, porém, em minha pesquisa, só encontrei o Estado de São Paulo como único a instituir o mês de agosto como mês dos povos indígenas, pela Lei 17.311/2021, de autoria da deputada Monica Seixas, da Mandata Ativista (PSOL).
No dia 2 de agosto, a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) divulgou o cronograma dos Jogos Indígenas da Paraíba 2022. O lançamento ocorrerá no Casarão Lundgren, em Rio Tinto, no dia 24. Após essa data, a cidade sediará os Jogos na data do dia 21 a 25 de setembro, na aldeia Jaraguá.
Segundo o Secom-PB, "o evento é destinado aos povos indígenas das aldeias pertencentes aos municípios da Baía da Traição, Marcação e Rio Tinto e contará com 1200 participantes, que disputarão nas modalidades: corrida de toro, canoagem, arco e flecha, cabo de guerra, futsal e minimaratona".
No estado do Acre, indígenas e ribeirinhos de Feijó e Taraucá recebem serviços do Projeto Cidadão, do Tribunal de Justiça, em agosto. Do dia 1 ao dia 5, moradores receberão serviços de saúde, jurídicos, assistenciais e de órgãos públicos e federais e de cartórios extrajudiciais.
Além da realização da demanda básica de direitos, é necessário perceber carência de ofertas culturais para fortalecimento da cultura e identidades indígenas na região, fator importante para a celebração do mês de agosto indígena.
O Agosto Indígena foi anunciado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SP). Com uma população mapeada em 13 mil pessoas, haverá uma série de vídeos apresentando um pouco da realidade dos povos existentes no município de São Paulo. O primeiro vídeo da série apresenta a Coordenação de Políticas para Povos Indígenas:
O Museu das Culturas Indígenas também anunciou uma programação especial para o mês de agosto. Até o momento o Museu aloca três exposições itinerantes.
Um mês para chamar de nosso
A Articulação dos Povos Indígenas convoca todos e todas à mobilização dia 9 de agosto, com vistas a ocupar as ruas num ato de enfrentamento coletivo às perseguições e recrudescimento das violências incentivadas contra a população indígena e ao país de modo geral pelo presidente Jair Bolsonaro.
Nesse ano, decisivo para a democracia brasileira, que o Agosto Indígena seja visto como um mês que exibe as culturas indígenas, mas que para elas existirem, bem como a floresta, se faz necessário proteger politicamente a vida dos povos e sujeitos originários.

https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/julie-dorrico/2022/08/04/agosto-e-mes-dos-povos-indigenas.htm
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.