De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Apremavi promove encontro para o diálogo pela restauração em SC

26/08/2022

Fonte: Apremavi - https://apremavi.org.br/



Apremavi promove encontro para o diálogo pela restauração em SC

Vitor Zanelatto

26/08/2022

O "1o encontro dos projetos aprovados pelo Chamamento Público no 02/2018 do IBAMA" aconteceu no auditório do Centro Ambiental Jardim das Florestas, sede da Apremavi em Atalanta (SC), no último dia 12/08/2022, em modo híbrido.

A intenção do encontro foi reunir representantes das organizações executoras de projetos aprovados no Chamamento Público no 02/2018, realizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que visa a Restauração de populações da flora ameaçadas de extinção da Mata Atlântica em Santa Catarina.

Além disso, atores interessados nos projetos, como lideranças locais, representantes de organizações da sociedade civil e servidores públicos de órgãos e divisões ambientais marcaram presença. Representantes do IBAMA e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) sanaram dúvidas sobre os procedimentos e atividades administrativas previstas. Os diálogos entre os presentes também evidenciaram sinergias entre os projetos aprovados.

Na oportunidade, pesquisadores do Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul (SC) apresentaram resultados preliminares dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos em laboratório para a produção em escala de mudas de espécies nativas fastidiosas, como o Xaxim-bugio (Dicksonia sellowiana Hook). As descobertas e procedimentos estabelecidos deverão fornecer mudas para as atividades de restauração.

O encontro foi liderado pela Apremavi por meio do Projeto +Floresta, aprovado no Chamamento. O projeto está sendo desenvolvido nos próximos oito anos no município de Abelardo Luz e as unidades de implantação estão localizadas nas Reservas Legais de sete Projetos de Assentamento (PAs) da Reforma Agrária. O objetivo é contribuir com a restauração da vegetação nativa na Floresta Ombrófila Mista, no Oeste de Santa Catarina, com o incremento de espécies vegetais ameaçadas de extinção como a araucária, a imbuia e o xaxim, ambas com histórico de intensa exploração no estado.

O encontro foi co-realizado pelo Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina (FF PR e SC). O Fórum Florestal é responsável por reunir empresas do setor florestal, empresas de consultoria, organizações da sociedade civil e academia para o debate e proposição de soluções para assuntos que dizem respeito à silvicultura e à conservação. O FF PR e SC acompanhou o processo de chamamento público e chancelou propostas das organizações que integram a iniciativa, como Apremavi, Vianei e Mater Natura.

O Projeto +Floresta

O +Floresta foi lançado para contribuir com a restauração da vegetação nativa na Floresta Ombrófila Mista, no Oeste de Santa Catarina, com o incremento de espécies vegetais ameaçadas de extinção como a araucária, a imbuia e o xaxim, ambas com histórico de intensa exploração no estado.

Será desenvolvido ao longo de oito anos, de 2022 a 2030, no município de Abelardo Luz, em Santa Catarina, sendo que as unidades de implantação estão localizadas nas Reservas Legais de sete Projetos de Assentamento (PAs) da Reforma Agrária - 13 de Novembro, Bela Vista, José Maria, Maria Silverstone, Recanto Olho D'Água, Roseli Nunes e Volta Grande, e em uma Área de Preservação Permanente da Terra Indígena - T.I. Toldo Imbu.

https://apremavi.org.br/apremavi-promove-encontro-para-o-dialogo-pela-restauracao-em-sc/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.