De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Projeto no Xingu mostra que é possível aliar produção agrícola e preservação ambiental

07/09/2022

Fonte: Regional MT - https://www.regionalmt.com.br/noticia/



Projeto no Xingu mostra que é possível aliar produção agrícola e preservação ambiental

Redação quarta, 07 de setembro de 2022

Um projeto abraçado por produtores rurais de Santa Cruz do Xingu, em Mato Grosso, mostra que é possível aliar produção agrícola com preservação ambiental. Trata-se do reflorestamento por semeadura direta, uma técnica que pode ser decisiva para a recuperação da fauna e flora e para o fortalecimento dos ecossistemas que ajudam a proteger os rios.

É o que aponta a experiência relatada pelo engenheiro agrônomo e produtor rural Fokko Schwabe. Dono de uma propriedade de 1200 hectares, sem passivo ambiental, em Santa Cruz do Xingu, Schwabe aplicou a semeadura direta em suas terras na década passada e hoje comemora os resultados.

"O modelo funciona muito bem! O sistema de restauro de APP (Áreas de Preservação Permanente) com sementes nativas e plantio direto faz ressurgir a floresta e resgata a qualidade dos rios e os biomas. Graças ao restauro, animais silvestres, pássaros e mamíferos voltam a aparecer", relata.

Schwabe conheceu as técnicas de reflorestamento há 15 anos, por meio do Instituto Socioambiental (ISA). Hoje ele é responsável, junto com outros produtores da região, pela Associação Xingu Sustentável (AXS). Uma das iniciativas da associação é a geração dos valiosos créditos de carbono por meio da implantação da muvuca, uma mistura de sementes nativas e adubação verde, nas APPs e áreas de Reserva Legal degradadas de fazendas no município.

Segundo Schwabe as práticas sustentáveis de reflorestamento trazem benefícios não só para o meio ambiente, mas para os produtores.

"As propriedades que têm passivo ambiental vão ter sua regularidade ambiental resgatada. O reflorestamento vai melhorar a qualidade de água na propriedade e vai enriquecer o seu bioma, seja de pastagens ou de cultura. Ou seja, vai valorizar sua propriedade como negócio".

Da Redação (com Assessoria)


https://www.regionalmt.com.br/noticia/30907/Projeto-no-Xingu-mostra-que-e-possivel-aliar-producao-agricola-e-preservacao-ambiental
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.