De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

'Parte dos recursos deveria ir para Ibama e Polícia Federal', defendem ambientalistas sobre Fundo Amazônia

03/01/2023

Fonte: Revista Cenarium - https://revistacenarium.com.br



'Parte dos recursos deveria ir para Ibama e Polícia Federal', defendem ambientalistas sobre Fundo Amazônia

03 de janeiro de 2023
Gabriel Abreu - Da Revista Cenarium

MANAUS - Uma das primeiras medidas revogadas pelo presidente Lula (PT) ao assumir a Presidência da República, no dia 1o de janeiro, foi a retomada do Fundo Amazônia. Os recursos estavam parados desde 2019, quando o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles acabou com os órgãos técnicos que participavam da gestão do fundo. À CENARIUM, ambientalistas comemoraram a retomada e defendem que uma parte do dinheiro seja destinado aos agentes de fiscalização na Amazônia como Ibama e Polícia Federal.

"Isso ter vindo, é uma ótima notícia logo no primeiro dia de governo e demonstra um compromisso sério do governo federal no estabelecimento dessa política. O fundo vai ter que discutir as suas prioridades a luz do contexto atual que envolve uma situação de criminalidade crescente na Amazônia", elencou a assessora do Instituto Socioambiental Adriana Ramos.

Nos últimos quatro anos, o desmatamento na Amazônia aumentou mais de 59%, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), além do crescimento das áreas de garimpo ilegal em Terras Indígenas (TI) como: na TI Yanomami - maior terra indígena do Brasil, localizada no Amazonas e Roraima - e na TI Munduruku, no Pará. E que registrou o assassinado do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Philips, na TI Vale do Javari, no Amazonas.

Agora, com a retomada do Fundo Amazônia os grupos foram recriados com a participação de representantes de dez ministérios e dos governos de estados da Amazônia Legal que possuam Plano Estadual de Prevenção e Combate ao Desmatamento. Os principais financiadores do fundo, Alemanha e Noruega já anunciaram que vão retomar os repasses.
Objetivo

O Fundo Amazônia tem por finalidade captar doações para investimentos não reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável da Amazônia Legal. Também apoia o desenvolvimento de sistemas de monitoramento e controle do desmatamento no restante do Brasil e em outros países tropicais.

Polícia Federal e Ibama realizam incursão em Terras Indígenas de Rondônia (PF/Reprodução)
Fiscalização

Ao final da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), correu risco de ter as ações de fiscalização paralisadas por falta de recursos, depois que o Ministério do Meio Ambiente teve um bloqueio de R$ 90 milhões nas contas. Com isso, ambientalistas defendem que uma parte dos recursos vá para o Ibama e Polícia Federal (PF).

"Muito provavelmente uma parte dos recursos vai financiar as ações do Ibama e até da Polícia Federal, órgãos federais que vão combater o crime ambiental nos estados da Amazônia esses serão os destinos, acredito que nesse primeiro ano de Governo Lula, talvez, esse seja o principal destino dos recursos do Fundo Amazônia", defendeu o especialista em políticas públicas do WWF-Brasil Raul do Valle.

Em novembro de 2022, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou ao Governo de Jair Bolsonaro a retomada do fundo. Três bilhões e seiscentos milhões reais estão em caixa no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

"Muitos líderes e organizações ao redor do mundo estão querendo fazer parte dessa história de sucesso e de reconstrução da política ambiental brasileira. O Brasil é muito importante nessa agenda de clima e meio ambiente para o mundo todo, a Amazônia é fundamental, sem a Amazônia não existe estabilidade climática no planeta. Todos estão dispostos a ajudar", afirmou o secretário-executivo do Observatório do Clima.



https://revistacenarium.com.br/parte-dos-recursos-deveria-ir-para-ibama-e-policia-federal-defendem-ambientalistas-sobre-fundo-amazonia/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.