De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Ibram propõe medidas ao Itamaraty para combater garimpo ilegal no Brasil

13/01/2023

Fonte: O Tempo - https://www.otempo.com.br/economia/



Ibram propõe medidas ao Itamaraty para combater garimpo ilegal no Brasil
Solicitação pede reforço na atuação do Ministério das Relações Exteriores com outros países que compram ouro com origem criminosa no país

Por O Tempo
Publicado em 13 de janeiro de 2023

O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) propôs à nova equipe do Ministério das Relações Exteriores um reforço no combate à venda de ouro com origens no garimpo ilegal a outros países. Em reunião com o ministro Mauro Vieira, o setor mineral apresentou também propostas de ações em prol da conservação da Amazônia.

Em nota enviada à imprensa, o Ibram afirmou que a atuação do Itamaraty junto a países compradores de ouro brasileiro, como a Suíça, pode auxiliar para reduzir ocorrências de garimpo ilegal. Ao ministro, o Ibram pediu que a pasta atue junto aos governos de outros países por meio das embaixadas brasileiras para aprimorar instrumentos que controlam a origem do ouro brasileiro.

"A comercialização de ouro ilegal alimenta uma aliança do crime no Brasil, que é responsável por parte da devastação que vemos na Amazônia, algo que o mundo está observando. Um dos países que mais compram ouro do Brasil é a Suíça. Recentemente, estive em Genebra para debater esta questão do comércio e sobre a adoção da certificação das importações do minério, com rastreamento da origem", disse o diretor-presidente do Ibram, Raul Jungmann.

No encontro com o minsitro, o Ibram afirmou que já conta com parceria de outros órgãos de governo e da sociedade civil para efetivar planos de ação contra o garimpo ilegal e a comercialização do ouro. A lista de parceiros, segundo o instituto, conta com o Banco Central, Polícia Federal, Receita Federal, Ministério de Minas e Energia, Comissão de Valores Mobiliários, Instituto Escolhas, Instituto Socioambiental.

Um relatório da ONG Hutukara Associação Yanomami (HAY), publicado em 2022, mostrou que a extração ilegal de ouro alcançou um nível recorde em 2021 na reserva indígena yanomami, a maior do Brasil.

A área marcada como garimpo na reserva yanomami na floresta amazônica aumentou 46% em 2021, para 3.272 hectares, o maior aumento anual desde que o monitoramento começou em 2018, segundo o documento da ONG.
Amazônia

Outra pauta do encontro foi a Conferência Internacional Amazônia & Bioeconomia, que o Ibram vai organizar em Belém (PA), em agosto. O evento pretende ser um fórum para a formulação de propostas viáveis de desenvolvimento sustentável de longo prazo para a região amazônica, com base na expansão da bioeconomia.

"Seria uma estratégia de sinalizar para o Brasil e o mundo que ações concretas estão sendo conduzidas para recuperar esse importante bioma e traçar um futuro calcado em boas práticas de sustentabilidade", disse Jungmann. A conferência internacional pretende atrair a participação de especialistas, além de representantes dos governos de vários países.

Os dirigentes do Ibram solicitaram ao ministro apoio do Itamaraty para:

mobilizar atores internacionais para o evento;

agendar reunião com a representação da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), de modo a atrair a participação dos países da Bacia Amazônica à conferência;

apoiar, por meio da rede de Embaixadas e Consulados brasileiros no exterior a promoção do evento, que ocorrerá em paralelo ao maior e mais tradicional evento da mineração da América Latina, a Exposibram.


Outros assuntos abordados foram a promoção da indústria da mineração brasileira em mercados estratégicos com o objetivo de atrair recursos para financiamento de projetos e investimentos no segmento, e também a prospecção de oportunidades para a mineração brasileira em outros países.



https://www.otempo.com.br/economia/ibram-propoe-medidas-ao-itamaraty-para-combater-garimpo-ilegal-no-brasil-1.2797122
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.