De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Instituto Socioambiental lança nova edição da maior publicação sobre povos indígenas do Brasil

21/03/2023

Fonte: Um Só Planeta - https://umsoplaneta.globo.com/sociedade/noticia/2023/02/22



Instituto Socioambiental lança nova edição da maior publicação sobre povos indígenas do Brasil
Lançamento da 13ª edição do livro "Povos Indígenas no Brasil" acontece nesta terça-feira, às 19h, no auditório do Sesc 24 de maio, em São Paulo

Por Redação Um Só Planeta
21/03/2023 14h24 Atualizado há 11 minutos

266 comunidades e uma população de mais de 1,5 milhão de pessoas, que vivem em 731 territórios e falam até 60 línguas. Esse é o tamanho da riqueza e diversidade dos povos originários e que ganham destaque no novo livro lançado pelo Instituto Socioambiental (ISA), "Povos Indígenas no Brasil- 2017-2022", a maior e mais completa publicação que retrata a história dessas comunidades, trazendo um balanço dos últimos 6 anos.
A nova obra cobre o período de 2017 a 2022 e é a 13o edição de uma série que começou a ser publicada em 1980, trazendo notícias e artigos sobre educação, direitos indígenas, terras indígenas e saúde e imagens históricas. O lançamento acontece nesta terça-feira (21/3), às 19h, no auditório do Sesc 24 de maio, em São Paulo. O evento aberto ao público irá contar com a mesa de abertura "Conheça o Brasil Indígena: retrocessos e balanço da política indígena" e terá a participação de lideranças indígenas como Txai Suruí, Vanda Witoto, Sandra Benites e Watatakalu Yawalapiti. No site do Sesc, há mais informações sobre como participar.
Segundo o ISA, a série nasceu alertando para a dizimação de diversos povos e a devastação de seus territórios, que na época era pouco conhecida, até mesmo pelos especialistas. Ao longo dos anos, reuniu uma extensa rede de colaboradores - pesquisadores, médicos, jornalistas, fotógrafos - para contribuir para o monitoramento e dar visibilidade à luta. "Essa publicação mostra que o Brasil indígena é uma história contemporânea que continua emergente, sendo vivida, escrita e recriada cotidianamente", destacou em comunicado.
Os artigos que compõem o novo livro abordam políticas e associações indígenas, legislação, territórios indígenas, gestão, manejo e proteção territorial e ambiental, pressões e ameaças impostas pelo avanço de grandes projetos de infraestrutura, desenvolvimento econômico e político, educação, saúde pública, cultura e patrimônio.
Além disso, trazem dados e informações inéditas sobre o estado da política socioambiental nos últimos 5 anos, o enfrentamento da pandemia de Covid-19, o cenário de distribuição das organizações de mulheres indígenas e uma análise das economias da sociobiodiversidade, suas contribuições e serviços.
Nesta edição, há também uma novidade. Pela primeira vez serão lançadas produções audiovisuais baseadas no conteúdo do livro físico, com a estreia do minidocumentário "Povos Indígenas no Brasil" e uma série especial em parceria com o podcast do ISA, o Copiô, Parente.

https://umsoplaneta.globo.com/biodiversidade/noticia/2023/03/21/instituto-socioambiental-lanca-nova-edicao-da-maior-publicacao-sobre-povos-indigenas-do-brasil.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.