De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Funai e Rede Xingu+ discutem ações de proteção aos povos indígenas da região

18/04/2023

Fonte: Gov./Funai - https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023



Funai e Rede Xingu+ discutem ações de proteção aos povos indígenas da região

Publicado em 18/04/2023 18h23

O apoio a ações de proteção aos povos indígenas da região do Xingu foi tema de uma reunião nesta terça-feira (18), em Brasília, entre a presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, e representantes do Conselho Político da Rede Xingu+. A aliança é composta por 32 organizações indígenas, de comunidades tradicionais e da sociedade civil que atuam na defesa de direitos e territórios dos povos tradicionais e populações indígenas do Xingu.

Estiveram presentes o presidente do Instituto Kabu e conselheiro da Rede Xingu+, Mydjere Kayapo Mekrangnotire, o representante do Instituto Raoni e conselheiro da Rede Xingu+, Roiti Metuktire, o presidente da Associação Floresta Protegida, Patkore Kayapó, o secretário-executivo da Rede Xingu+, André Villas-Bôas, a cacica da Terra Indígena Menkragnoti e conselheira suplente da Rede Xingu+, Kokoba Mekragnotire, entre outras lideranças.

Na ocasião, as lideranças apresentaram uma série de reivindicações, como o reforço das ações da Funai na região, bem como a ampliação dos trabalhos de monitoramento e fiscalização a fim de coibir invasões. O acompanhamento da Funai em projetos envolvendo a comercialização de créditos de carbono também entrou na pauta.

O representante do Instituto Raoni e conselheiro da Rede Xingu+, Roiti Metuktire, pediu maior atenção da Funai a empreendimentos que provocam impacto nas áreas indígenas. Um exemplo é o licenciamento da MT-322, que corta duas terras indígenas (Xingu e Capoto Jarina). A obra é motivo de preocupação para eles.

Em sua fala, a presidenta da Funai informou que as demandas tratadas na reunião serão analisadas pelas áreas competentes da Funai. A presidenta garantiu ainda que a Funai está atenta à necessidade de ampliar as ações de fiscalização e o combate a ilícitos na região do Xingu, bem como acompanhar o impacto de empreendimentos em Terras Indígenas e as devidas compensações.

Joenia Wapichana também explicou que o momento é de reorganizar a casa, diante do quadro de limitações orçamentárias e de pessoal vivido pela Funai. "Por muito tempo a Funai esteve parada, sucateada, sem investimentos. Nesses dois meses que estou aqui, estamos tentando organizar os processos. Não será fácil, mas a Funai está aberta a todos para buscar soluções às demandas", frisou.

Segundo Joenia, a comercialização de créditos de carbono em Terras Indígenas será sendo discutida com o Ministério dos Povos Indígenas (MPI). A prática ainda carece de regulamentação.

Pela Funai, participaram da reunião servidores da Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS), por meio da Coordenação Geral de Licenciamento Ambiental (CGLIC) e da Coordenação Geral de Gestão Ambiental (CGGAM), além da assessora da Presidência Maial Paiakan Kaiapó.

Assessoria de Comunicação / Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/funai-e-rede-xingu-discutem-acoes-de-protecao-aos-povos-indigenas-da-regiao
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.