De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Marina encerra assembleia anual do Observatório do Clima

16/05/2023

Fonte: Observatório do Clima - https://www.oc.eco.br



Marina encerra assembleia anual do Observatório do Clima
Ministra diz que governo trabalha para transformar todo o Plano Safra em agricultura de baixa emissão de carbono

15.05.2023 - Atualizado 15.05.2023 às 14:19 |

DO OC - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede-SP), encerrou no último dia 5 a Assembleia Anual do Observatório do Clima, no interior paulista. No evento, ela disse que vem trabalhando com seus colegas Carlos Fávaro (Agricultura), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Fernando Haddad (Fazenda) para converter todo o Plano Safra para a agricultura de baixo carbono.

A discussão ainda precisa avançar no governo, mas, segundo a ministra, uma proposta na mesa é fazer a transição gradualmente, com taxas de juros mais baixas quanto mais os tomadores dos recursos alcançarem etapas "descarbonizantes", a serem estabelecidas pelo plano.

Segundo Marina, a ideia é propiciar reduções de juros a partir de um determinado nível de metas cumpridas pelos agricultores.

Na assembleia, instância máxima da governança da rede, foi aprovado o plano estratégico do OC para o período 2023-2026. Também foram recepcionados os novos membros do coletivo. A principal rede da sociedade civil do Brasil sobre mudanças climáticas ganhou 17 novas organizações, saindo de 77 para 94.

Passaram a integrar o OC o Iser (Instituto de Estudos da Religião), o Clima de Eleição, a Ecotrópica, o Instituto Cidades Sustentáveis, o Instituto Água e Saneamento, o Instituto Marielle Franco, a Perifa Connection, o Instituto Espaço Silvestre, a Oceana, a Opan (Operação Amazônia Nativa), a Oxfam, a Proforest, o Instituto Alziras e o CNS (Conselho Nacional das Populações Extrativistas). Ingressam como observadores a Laclima, a Perifa Sustentável e o coletivo Caranguejo Tabaiares Resiste.

"Esse é o maior número de adesões da história da rede desde a sua criação, em 2002. Entraram para o OC desde grandes ONGs, como a Oxfam, até um pequeno coletivo de militantes por moradia digna uma comunidade de Recife, o Caranguejo Tabaiares Resiste. Isso mostra que a sociedade civil aprendeu no governo Bolsonaro a encontrar força no coletivo. Foi importante para resistir ao fascismo, mas será ainda mais importante para reconstruir a agenda de clima", disse Joana Amaral, coordenadora-executiva do OC.

Na assembleia também foi eleito o novo comitê de coordenação do OC. A coordenação é a principal instância representativa da rede, responsável por orientar o secretariado executivo no cumprimento das deliberações da assembleia. A nova coordenação passa a ser integrada por Adriana Ramos, assessora de Política e Direito Socioambiental do ISA, Andréa Bavaresco, coordenadora-executiva do IEB, Ane Alencar, diretora de Ciência do Ipam, Caetano Scannavino, coordenador do Projeto Saúde e Alegria, Délcio Rodrigues, diretor do Instituto ClimaInfo, e Marina Piatto, diretora-executiva do Imaflora.


https://www.oc.eco.br/marina-encerra-assembleia-anual-do-observatorio-do-clima/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.