De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Vozes do Sul: IPAM lança documentário sobre o Acordo Mercosul-UE

18/05/2023

Fonte: IPAM - https://ipam.org.br



Vozes do Sul: IPAM lança documentário sobre o Acordo Mercosul-UE

18.05.2023
Notícias

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) lança hoje (18/5) o minidocumentário Vozes do Sul: por um Acordo UE-Mercosul mais inclusivo (Voices from the South: for a more inclusive EU-Mercosur Agreement). O filme, realizado no âmbito do projeto Amazoniar do IPAM em parceria com a Fern e o ISA (Instituto Socioambiental), registra o encontro de povos e comunidades tradicionais do bloco sul americano com autoridades da União Europeia para discutir o Acordo de Livre Comércio entre os dois blocos de países.

A visita da delegação - composta por representantes de organizações, coletivos e comunidades indígenas e tradicionais do Brasil, da Argentina e do Paraguai - à União Europeia teve o intuito de dar voz às populações que serão direta e indiretamente afetadas pelo acordo UE-Mercosul e suas preocupações em relação às consequências caso o tratado seja assinado.

A delegação se reuniu com membros do Parlamento Europeu e da embaixada do Brasil na Bélgica, e visitou também agricultores familiares para troca de experiências. Segundo a Defensora da Floresta e do Comércio na FERN de Bruxelas, Perrine Fournier, a presença do grupo foi fundamental. "Finalmente [eles] puderam participar das discussões em torno do acordo".

Representante da agricultura familiar em Altamira e professora da Universidade Federal do Pará, Ana Paula Santos Souza foi uma das integrantes do grupo. "A agricultura familiar, os povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas e sua diversidade de práticas e de produtos têm muito a contribuir e a aportar. É preciso que o Parlamento escute e que os nossos representantes também levem esses recados", afirma no documentário.

O pesquisador sênior do IPAM, Paulo Moutinho, ressalta o ineditismo da iniciativa. "Podemos estar iniciando aqui a quebra de um paradigma. Ou seja, que acordos comerciais podem sim ser questionados pelas sociedades, principalmente aquelas que estão muitas vezes excluídas e que têm que estar lá na frente".

O documentário Vozes do Sul: por um Acordo UE-Mercosul mais inclusivo encontra-se disponível no canal do IPAM no YouTube com legendas em espanhol, português e inglês.

Não é só sobre comércio

Para servir como fonte de informação sobre como os modos de vida, as produções, os direitos humanos e os territórios dessas comunidades poderiam ser afetados pelo Acordo, o Amazoniar lançou em fevereiro deste ano duas iniciativas como resultado de uma série de consultas e entrevistas com representantes de organizações, coletivos e comunidades indígenas e tradicionais do Brasil, da Argentina e do Paraguai.

São elas um policy brief intitulado "Não é só sobre comércio", documento que resume os principais temas abordados durante as consultas; e uma série de quatro entrevistas, realizadas no âmbito do projeto Amazoniar, com convidados de diferentes organizações da Argentina, Brasil e Paraguai.

https://ipam.org.br/vozes-do-sul-ipam-lanca-documentario-sobre-o-acordo-de-livre-comercio-mercosul-ue/

Vozes do Sul: por um Acordo UE-Mercosul mais inclusivo
https://www.youtube.com/watch?v=c1_1tJ2mrAM
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.