De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Funai participa do lançamento do livro Povos Indígenas no Brasil 2017-2022, em Brasília (DF)

19/06/2023

Fonte: Gov.Funai - https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023



Funai participa do lançamento do livro Povos Indígenas no Brasil 2017-2022, em Brasília (DF)

Publicado em 19/06/2023 09h51 Atualizado em 19/06/2023 12h15

A diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Lucia Alberta Andrade, representou a Fundação Nacional dos Povos Indígenas no lançamento do livro Povos Indígenas no Brasil 2017-2022. O evento ocorreu na última sexta-feira (16), no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília (DF).

De autoria de Fany Pantaleoni Ricardo, Tatiane Klein e Tiago Moreira dos Santos, a publicação é a décima terceira edição da série Povos Indígenas no Brasil, referente ao período de 2017 a 2022, e traz uma visão geral sobre 266 povos indígenas que vivem no Brasil, falantes de cerca de 160 línguas. O volume atual destaca, na capa, a liderança Watatakalu Yawalapiti, do Território Indígena do Xingu (MT), lembrando o protagonismo das mulheres indígenas na defesa dos direitos indígenas ante os retrocessos e inclui um caderno especial de 32 páginas com imagens de destaques.

A publicação também traz um artigo da assessora de Acompanhamento de Estudos e Pesquisas, Maial Paiakan, intitulado "O nosso território é o ponto central dessa conjuntura política". No texto, a indígena fala sobre a terra como pertencimento para os povos indígenas, e o quanto essa relação é ancestral. "Hoje em dia, a gente carrega essa luta pela continuidade da nossa terra, da floresta, por causa da luta dos antigos, por uma conexão entre a nossa história e a terra a que pertencemos, que é a Terra Indígena Kaiapó", afirmou.

Durante o evento, Lucia Alberta participou do debate "Os retrocessos e a reconstrução da política indigenista", que contou também com a participação do coordenador-executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Kleber Karipuna,; do diretor de Mediação de Conflitos do Ministério dos Povos Indígenas, Marcos Kaingang; da assessora-chefe de Inclusão e Diversidade no Tribunal Superior Eleitoral, Samara Pataxó; e do sócio-fundador do Instituto Socioambiental (ISA), Márcio Santilli. A mediação ficou a cargo de Adriana Ramos, especialista em política e direito socioambiental do ISA.

De acordo com Lucia Alberta Andrade, a publicação é um apoio muito grande do ISA para mostrar para a população brasileira quem são os povos indígenas, onde vivem, como vivem e quais são as principais adversidades que esses povos vivenciam no seu dia a dia. "O Isa tem uma contribuição muito grande para mostrar para a população brasileira, quiçá mundial, quem são os povos indígenas do Brasil e o que aconteceu no país e no mundo num período de quatro a cinco anos. O lançamento dessa 13ª edição, traz o retrato do período mais difícil que os povos indígenas viveram nos últimos anos, é um relato muito importante mas também muito dolorido de quanto retrocesso nós tivemos nesse período de 2017 à 2022. Além disso, traz um resumo das terras indígenas, sendo uma ferramenta de trabalho muito importante para a própria Funai, para referenciar muitos dos trabalhos que desenvolvemos", afirmou.

Assessoria de Comunicação/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/funai-participa-do-lancamento-do-livro-povos-indigenas-no-brasil-2017-2022-em-brasilia-df
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.