De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Governo promove roda de conversa com mulheres indígenas

14/12/2022

Autor: Carlos Alexandre

Fonte: Notícias do Acre - agencia.ac.gov.br



https://agencia.ac.gov.br/governo-promove-roda-de-conversa-com-mulheres-indigenas/

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM), promoveu nesta quarta-feira, 14, uma roda de conversa com mulheres indígenas do estado, tratando sobre as vivências da população e suas reivindicações, no Espaço Kaxinawá, em Rio Branco.

A ação reafirma o compromisso do Estado com os povos indígenas e faz alusão ao 10 de dezembro, quando é comemorado o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, data significativa para a história da humanidade e para o modo como as sociedades são constituídas na contemporaneidade.

Ana Paula Lima, titular da SEASDHM, contextualizou a motivação do evento: "Todo dia devemos discutir e lembrar o protagonismo dos indígenas, principalmente das mulheres. Nós, gestores, temos que ter a sensibilidade de ouvir as requisições e prestar todo o apoio necessário". Na oportunidade, a gestora apontou o papel articulador que a instituição presta na busca de promover os direitos de todos os indígenas e das mulheres.

Nedina Yawanawá , representando a Organização das Mulheres Indígenas do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia (Sitoakore), participou do evento e acrescenta: "Somos a resistência do nosso movimento e queremos ocupar espaços de decisão e de voz. Com muito diálogo e a nossa vivência, sabemos como melhorar e superar os desafios".

A agenda foi prestigiada por representantes da Federação do Povo Huni Kui do Estado do Acre (Fephac); das secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), de Saúde (Sesacre), do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) e de Educação, Cultura e Esportes (SEE); bem como da Fundação Elias Mansour (FEM); do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC); do Instituto Federal do Acre (Ifac); da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Defensoria Pública do Estado (DPE).
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.