De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Femarh cancela mais de 400 inscrições de posse sobrepostas a terras indígenas

04/07/2023

Fonte: Folha BV - https://www.folhabv.com.br



Femarh cancela mais de 400 inscrições de posse sobrepostas a terras indígenas
MPF enviou ofício para apurar as informações de ocupações e posses de terras irregulares que estariam inscritas no CAR, mas passavam por áreas indígenas homologadas ou em processo de demarcação.

04/07/2023

A Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) de Roraima cancelou 444 inscrições de posse sobrepostas a terras indígenas, regularizadas ou em processo de regularização, no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Também houve a notificação de outros 202 imóveis, 32 inscrições suspensas e 47 não teriam apresentado sobreposição com terras indígenas.

A ação foi divulgada nesta segunda-feira (03) e ocorreu após ofício enviado pelo Ministério Público Federal (MPF) solicitando providências à Femarh. Segundo o MPF, os cancelamentos, suspensões e notificações são fruto do Procedimento Preparatório Instaurado (PPI) para apurar as informações de ocupações e posses de terras irregulares. Tais áreas estariam inscritas no CAR, mas se sobrepõem, total ou parcialmente, a terras indígenas homologadas ou em processo de demarcação.

No documento, o procurador da República Alisson Marugal requisitou à Femarh a apresentação da relação de ocupações irregulares e as providências para efetuar, com urgência, o cancelamento dessas inscrições. Por isso, ressaltou que as inscrições indevidas no CAR, violam os direitos dos povos indígenas e compromete a captação de investimentos rurais em Roraima.

"Esse tipo de situação pode ensejar conflitos entre indígenas e posseiros, desestabilizando a paz social, o que já foi verificado no passado recente de Roraima", frisa Marugal.

De acordo com a Femarh, os cancelamentos de inscrições no CAR ocorreram nas terras indígenas Anaro, Araçá, Bom Jesus, Jabuti, Malacacheta, Manoa/Pium, Moskow, Pirititi, Ponta da Serra, São Marcos, Serra da Moça, Trombetas/Mapuera, Waimiri-Atroari, Waiwái e Yanomami.

O MPF ainda destacou que é atribuição da Fundação verificar inconsistências nas informações declaradas e nos documentos apresentados no CAR. Assim como realizar vistorias de campo e, caso sejam confirmadas inconsistências, o cancelamento da inscrição.

https://www.folhabv.com.br/cotidiano/femarh-cancela-mais-de-400-inscricoes-de-posse-sobrepostas-a-terras-indigenas/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.