De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Censo aponta aumento da população indígena em Rondônia

02/11/2022

Autor: G1 RO

Fonte: G1 RO - g1.globo.com/ro



https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2022/11/02/censo-aponta-aumento-da-populacao-indigena-em-rondonia.ghtml

Dados preliminares do Censo 2022 foram divulgados pelo IBGE. Mais de 430 mil domicílios já foram recenseados no estado.

A população indígena aumentou cerca de 50% nos últimos 12 anos em Rondônia, de acordo com dados preliminares do Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A coleta de informações aponta que o número de indígenas passou de 12 mil para 18 mil desde 2010. No entanto, como o recenseamento ainda não foi feito em todas as terras indígenas do estado, o número pode aumentar.

Os dados foram divulgados na última terça-feira (1o). Segundo a superintendência do IBGE em Rondônia, houve melhoramento na técnica de recenseamento dos povos tradicionais, aprimorando a cobertura em terras indígenas e territórios quilombolas.

Censo 2022
Até o momento já foram recenseados no estado pouco mais de 1,1 milhão de pessoas, sendo 558 mil mulheres e 551 mil homens. Desse total de rondonienses já atendidos pelo Censo, 2.616 se declararam quilombolas.

Os recenseadores visitaram até o início desta semana 436 mil domicílios no estado e aplicaram o questionário em 384 mil, o que corresponde a pouco mais de 70% do total de residências existentes em Rondônia, de acordo com estimativa do instituto.

Conforme os dados parciais, o estado apresenta uma queda na taxa de morador por domicílio em comparação com o último Censo, realizado 12 anos atrás. O número passou de 3,4 moradores por residência para 2,87, o menor índice da Região Norte.

O IBGE ainda informou que a coleta de dados do Censo Demográfico está mais adiantada no distrito de Extrema e nos municípios de:

Guajará-Mirim,
São Felipe d'Oeste,
Primavera de Rondônia,
Alto Alegre dos Parecis,
Machadinho d'Oeste,
Espigão d'Oeste,
Rolim de Moura,
Vilhena e
Costa Marques.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.