De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

PF encontra acampamentos e serrarias clandestinas dentro de Terra Indígena em Rondônia

10/09/2022

Fonte: G1 RO - g1.globo.com/ro



Terra Indígena Rio Mequéns, em Alto Alegre dos Parecis (RO), sofre principalmente com crimes ambientais ligados ao desmatamento. Segundo a PF, nos acampamentos dos criminosos foram encontradas armas e munições.

Por g1 RO

10/09/2022 14h21

A Polícia Federal (PF) deflagrou na última sexta-feira (9) a Operação Lipaugus Vociferans para combater crimes ambientais na Terra Indígena Rio Mequéns, localizada na região de Alto Alegre dos Parecis (RO).

Segundo as investigações, a terra indígena sofre principalmente com a extração ilegal de madeira. Durante a operação foram encontrados acampamentos dos madeireiros, vários tratores reboque usados para a retirada das toras e demais veículos utilizados para transporte dos madeireiros dentro da Terra Indígena.

Segundo a PF, nos acampamentos foram encontradas armas e munições "demonstrando mais uma vez a gravidade dos fatos e dos riscos gerados à floresta, às comunidades indígenas e aos que visam combater tais ilícitos", informou a corporação.

Durante as buscas os agentes também flagraram "serrarias móveis" que permitiam que os suspeitos cortassem as árvores e realizassem o beneficiamento da madeira ainda dentro da Terra Indígena - com saída das madeiras já em tábuas.

"Tal modus operandi visaria inclusive dificultar a identificação, por fiscalizações, da origem das madeiras", comunicou a PF.

Mais de 30 policiais federais atuaram na ação, além dos analistas ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) . As ações foram coordenadas pela Delegacia de Polícia Federal em Vilhena (RO).

https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2022/09/10/pf-encontra-acampamentos-e-serrarias-clandestinas-dentro-de-terra-indigena-em-rondonia.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.