De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

MPF abre investigação sobre acidente com avião que resultou na morte de piloto no Pará

12/09/2022

Fonte: G! - g1.globo.com/pa



Quatro passageiros que estavam da aeronave foram resgatados com vida pela FAB, no sábado (10).
Por g1 Santarém e Região - PA

12/09/2022 17h30 Atualizado há um ano

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito civil para apurar as causas de acidente aéreo ocorrido sábado (10) em Oriximiná (PA) durante voo que transportava equipe de saúde indígena para a aldeia Ayaramã, na Terra Indígena Kaxuyana-Tunayana. O voo era da empresa Piquiatuba Táxi Aéreo e, além do piloto e do copiloto, levava quatro passageiros. O piloto David Salomão Barreto, de 64 anos, morreu.

A aeronave Grand Caravan PT-MES saiu de Oriximiná pela manhã e pode ter sofrido uma pane já perto de pousar na aldeia, o que obrigou o piloto a fazer um pouso de emergência em uma área de açaizais. Os passageiros, funcionários da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobreviveram, mas o piloto não resistiu aos ferimentos e morreu.

Todos os sobreviventes foram resgatados por helicóptero e levados para atendimento médico e não correm risco de morte. A investigação iniciada pelo MPF já pediu informações ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ao Distrito Sanitário Especial Indígena Guamá-Tocantins (Dsei Guatoc) e à Sesai.

O MPF quer saber detalhes sobre o acidente, quais medidas estão sendo tomadas para apurar as causas, imagens e coordenadas do local do acidente, os dados da aeronave e a situação perante os órgãos reguladores. A investigação também pediu informações à Piquiatuba Táxi Aéreo.


https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2022/09/12/mpf-abre-investigacao-sobre-acidente-com-aviao-que-resultou-na-morte-de-piloto-no-para.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.