De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Cheia do Rio Paraopeba inunda aldeia indígena na Grande BH

11/01/2022

Autor: Thais Pimentel

Fonte: G1 Minas Gerais - g1.globo.com/mg



Os Pataxó e os Pataxó Hã-hã-hãe que vivem na aldeia foram obrigados a sair de suas casas. Há quase três anos, a aldeia já tinha sido afetada pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho.

Por Thais Pimentel, g1 Minas - Belo Horizonte
11/01/2022 19h30 Atualizado há um ano

A cheia do Rio Paraopeba alagou a aldeia Naô Xohã, dos indígenas das etnias Pataxó e Pataxó Hã-hã-hãe, em São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo horizonte, nesta terça-feira (11).

A água invadiu o posto de saúde, banheiros comunitários e casas. Muitas famílias, algumas delas com crianças, ficaram ilhadas e precisaram ser resgatadas pelo Corpo de Bombeiros.

Elas foram levadas para abrigos em São Joaquim de Bicas. Cerca de 18 famílias vivem na aldeia.

"O rio tomando conta do que é dele. A natureza tomando conta do que é dela. Mas não há condições de viver aqui mais", disse um dos indígenas, moradores da aldeia. Ele teme que a água contaminada fique impregnada na terra atingida pela enxurrada.

Os indígenas foram afetados pela tragédia provocada pelo rompimento da barragem de Córrego do Feijão, da Vale, há quase três anos.

O Rio Paraopeba ficou impróprio para o consumo na altura da aldeia por causa da contaminação pela lama. A comunidade luta para conseguir um novo território desde o rompimento. Agora, a situação se agravou com a enchente.


https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2022/01/11/cheia-do-paraopeba-inunda-aldeia-indigena-na-grande-bh.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.