De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Pesquisadores lançam em Manaus pesquisa inédita sobre infância indígena na Amazônia

16/02/2024

Fonte: AM Post - https://ampost.com.br



Os participantes do estudo vão se dividir entre os estados do Amazonas e Mato Grosso.

Por AM POST

16/02/2024 às 12:00

Atualizado em 16/02/2024 às 09:03

Leitura em dois minutos

Notícia do Amazonas - Na última quinta-feira (15), pesquisadores da Universidade de Brasília (UNB) se uniram a entidades e estudiosos indígenas da Amazônia para lançar a primeira pesquisa sobre a infância dos povos tradicionais. O evento ocorreu no Auditório da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), situado na Avenida Ayrão, bairro Presidente Vargas, zona central de Manaus.

O professor doutor Gersem Baniwa, coordenador do estudo no Amazonas, iniciou os trabalhos convocando os representantes para compor a mesa diretora e discursar sobre o papel de cada entidade parceira na iniciativa.

"Este é um projeto experimental, que envolve parcerias, movimentos sociais, pesquisadores indígenas, comunidades e aldeias. Uma pesquisa aberta para todo e qualquer tipo de colaboração", explicou Gersem.

A professora doutora Vanessa Maria de Castro, Coordenadora-Geral da Pesquisa pela UNB, detalhou a origem do projeto, que foi operacionalizado pelo Centro de Estudos Avançados Multidisciplinar (Ceam) e pelo Observatório dos Povos Indígenas e suas Infâncias (OPOInfância), com financiamento da emenda parlamentar de Erika Kokay (PT-DF).

Isabel Taukane, do povo Kura Bakairi, é a professora doutora e coordenadora do estudo no Mato Grosso. Ela enfatizou a importância de discutir não apenas os problemas, mas também os aspectos positivos da infância indígena.

Luís Tukano, biólogo formado pela primeira turma indígena da UNB e atual coordenador de operações da Coiab, destacou a importância de levantar informações sobre os desafios da educação indígena, afirmando que "educação não é custo e sim investimento".

Joede Miquiles, da etnia Sateré Mawé, participou como representante da Articulação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Apiam), destacando a relevância de iniciativas como essa para levar informações essenciais às comunidades indígenas.

Marcivana Sateré Mawé, liderança representativa da Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (Copime), alertou sobre a situação de vulnerabilidade das crianças indígenas em grandes centros urbanos, como Manaus.

A pesquisa, desenvolvida de forma colaborativa entre pesquisadores e comunidades indígenas, visa compreender melhor a realidade das crianças indígenas na Amazônia, abordando não apenas os desafios, mas também as potencialidades e riquezas culturais dessas comunidades.

https://ampost.com.br/amazonas/pesquisadores-lancam-em-manaus-pesquisa-inedita-sobre-infancia-indigena-na-amazonia/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.