De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Funai integra debates de seminário sobre gestão territorial e ambiental da Amazônia em Manaus (AM)

08/03/2024

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) participou do seminário de Gestão Territorial e Ambiental dos Povos Indígenas da Amazônia Brasileira, nesta sexta-feira (8), na Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em Manaus (AM). O evento é realizado pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), com o apoio de instituições que atuam em pautas da política indigenista e de proteção do meio ambiente.

A presidenta-substituta, Lucia Alberta, representou a Funai no seminário, que também contou com a presença de lideranças indígenas e das servidoras da Coordenação-Geral de Gestão Ambiental do órgão indigenista Luana Almeida e Priscilla Colodetti. Houve participação de Júnior Manchineri e Thayná Ferraz, ambos pertencentes à Coordenação Regional Alto Purus, localizada em Rio Branco (AC). O diretor de Promoção ao Bem Viver da Secretaria de Gestão Ambiental e Territorial Indígena (Segati) do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Bruno Potiguara, esteve entre os presentes.

O seminário tem por objetivo apresentar um panorama situacional sobre os Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTAs) das Terras Indígenas (TIs) da Amazônia Brasileira.

Foram abordadas três temáticas ao longo do segundo dia de evento: Os instrumentos de Gestão Territorial e Ambiental das TIs da Amazônia Brasileira e os desafios do enfrentamento às mudanças climáticas; e Políticas públicas para a gestão territorial e ambiental das TIs, economia indígena e captação de recursos. Antes do encerramento, houve também a construção de um documento orientador com estratégias para mitigação e adaptação dos impactos das mudanças do clima.

A presidenta-substituta da Funai ressaltou que o seminário realizado pela Coiab é a concretização da implementação de ações a serem desenvolvidas dentro dos territórios indígenas, construídas com os povos indígenas para a proteção e a garantia do bem viver nessas TIs.

"A Coiab dá esse passo importantíssimo em diálogo com as organizações indígenas e parceiros, com a finalidade de avançar na implementação dos Planos de Gestão Territorial e Ambiental e demais instrumentos de gestão da política da PNGATI", considerou Lucia Alberta. Ela pontuou que a PNGATI é uma das políticas mais estruturantes e que foi construída em conjunto com os povos indígenas.

Parceria

Na avaliação da Coiab, a parceria com a Funai é de suma importância para avançar na concretização de territórios demarcados. A Coiab é a maior organização indígena regional do Brasil. A instituição traz como missão defender os direitos dos povos indígenas da Amazônia brasileira, considerando as diversidades e visando a autonomia das comunidades.

Conforme o Censo 2022 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a maior parte dos territórios indígenas estão na Amazônia Legal, área composta pelos estados do Norte, Mato Grosso e parte do Maranhão. Na região, foram contabilizados 403,3 mil indígenas vivendo em territórios oficialmente delimitados. Pelo levantamento, há mais de 1,6 milhão de indígenas em todo o Brasil, o que corresponde a 0,83% do total da população.

O seminário teve início na quinta-feira (7). Durante o primeiro dia do evento, ocorreu a apresentação do projeto Fortalecimento dos Planos de Gestão Ambiental e Territorial das Terras Indígenas (PGTAs) da Amazônia Brasileira. Os atores envolvidos mostraram experiências da implementação e diagnósticos desses projetos e ações, além do hotsite PGTA.

Entre os apoiadores do seminário estão o Instituto Clima e Sociedade (ICS); The Nature Conservancy; Fundação Amazônia Sustentável (FAS); Bezos Earth Fund; e Giz no Brasil.




Assessoria de Comunicação/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/funai-integra-debates-de-seminario-sobre-gestao-territorial-e-ambiental-da-amazonia-em-manaus-am
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.