De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Funai assina Protocolo de Intenções para avançar na gestão ambiental e territorial indígena no estado do Pará

20/04/2024

Fonte: Funai - https://www.gov.br



Em um esforço conjunto para avançar nos processos de regularização das terras indígenas e na gestão ambiental no estado do Pará, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) assinou nesta sexta-feira (19), um Protocolo de Intenções com órgãos do governo do estado do Pará e a Federação dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa). A assinatura ocorreu durante a programação da I Semana dos Povos Indígenas no estado, na presença da presidenta da Funai, Joenia Wapichana, do governador do Pará, Helder Barbalho, e da secretária de Estado dos Povos Indígenas (Sepi), Puyr Tembé.

O instrumento indica a intenção dos órgãos envolvidos de colaborarem entre si para celebrar um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de avançar na regularização fundiária e coordenar a elaboração, revisão e implementação dos Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTAs) e demais instrumentos de gestão a serem definidos em diálogo com os povos indígenas interessados.

"Com essa iniciativa, queremos valorizar a produção indígena, como as biojoias, em seus próprios territórios, mostrando que os povos indígenas contribuem para a sustentabilidade pela forma como se organizam, como exemplo de economia verde. Isso representa a nossa riqueza cultural e também a importância para a conservação do nosso planeta", enfatizou a presidenta do órgão indigenista.

Segundo Joenia, o Acordo de Cooperação Técnica busca fazer com que as políticas indigenistas tenham a participação das instituições governamentais do Pará a fim de contribuírem na consolidação de projetos que assegurem os direitos dos povos indígenas paraenses. Para Puyr Tembé, a assinatura foi um momento de muita emoção. "Estamos comprometidos em trazer mais cidadania, renda e valorização para nossas comunidades indígenas. Juntos, unindo forças, poderemos construir um futuro cada vez melhor para todos os povos, pois o Pará é Território Indígena", pontuou.

Além da Funai, Sepi e Fepipa, o Protocolo de Intenções foi assinado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e o Instituto de Terras do Pará (Iterpa).

Semana dos Povos Indígenas

A programação, ao longo do dia, incluiu a abertura da Feira de Artes dos Povos Indígenas e Mostra Cultural; o lançamento do Guia Eleitoral em Línguas Indígenas; e uma audiência pública sobre as barreiras e dificuldades para o exercício dos direitos políticos pelos povos indígenas do Pará.

A presidenta da Funai visitou a Feira de Artes. "Essa feira representa a importância da arte, da terra e dos nossos recursos naturais", disse. A presidenta celebrou, ainda, o Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril. Para ela, a data serve para mostrar a resistência e também a importância dos povos indígenas para o planeta. "Os povos indígenas têm dado lições de vida, mostrando porque é importante a demarcação das terras para a consolidação dos nossos direitos. Quero aqui dizer que nós continuamos na luta para que os povos indígenas tenham cada vez mais visibilidade e seus direitos respeitados", ressaltou Joenia que também é indígena do povo Wapichana.

O objetivo do evento, organizado pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (SEPI) com o apoio do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) é reconhecer e celebrar a riqueza cultural, a sabedoria ancestral e as lutas dos povos. A I Semana dos Povos Indígenas vai até o próximo domingo (21). A expectativa da gestão estadual é receber mais de 500 indígenas.



Confira a programação completa



Assessoria de Comunicação/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/funai-assina-protocolo-de-intencoes-para-avancar-na-gestao-ambiental-e-territorial-indigena-no-estado-do-para
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.