De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Governo suspende boletins sobre saúde dos yanomamis em 2024

27/07/2024

Fonte: FSP - https://www1.folha.uol.com.br/



Governo suspende boletins sobre saúde dos yanomamis em 2024
Último relatório é de dezembro de 2023; OUTRO LADO: pasta diz que divulgará novos dados em breve

Cézar Feitosa

27/07/2024

O Ministério da Saúde suspendeu a divulgação de boletins sobre a Terra Indígena Yanomami neste ano, causando um apagão de dados de mortes e atendimentos médicos.

Os informes deixaram de ser emitidos pelo governo federal no momento que o povo yanomami volta a sofrer com a o retorno de garimpeiros ilegais e o aumento dos casos de desnutrição.

O último boletim sobre a saúde dos yanomamis foi divulgado em fevereiro e se referia aos dados consolidados de 2023. Não há informes atualizados desde então, como revelou o G1 e confirmou a Folha.

A pasta afirmou, em nota, que não deixou de atender a população indígena desde o início de 2023 e "tem implementado ações para aumentar a assistência em saúde".

"O Ministério da Saúde divulgará em breve um balanço com dados atualizados sobre o povo Yanomami. Para garantir a precisão, os números passam por revisão das áreas técnicas das secretarias de Saúde Indígena (Sesai) e de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA)", diz a nota.

O ministério não esclareceu quais as razões para a suspensão da divulgação dos informes.

No início das ações do governo federal na TI Yanomami, em janeiro de 2023, o Ministério da Saúde divulgava informes diários sobre mortes e atendimentos médicos à população indígena.

Em março do ano passado, os boletins deixaram de ser diários e passaram a ser semanais. Esse modelo de divulgação dos dados seguiu até agosto, quando a periodicidade se tornou mensal.

De acordo com o último boletim, 363 indígenas morreram em seu território em 2023. O número representa aumento de 6% em comparação com o ano anterior.

Foram notificados 29.900 casos de malária na Terra Indígena Yanomami e 7.104 de síndrome respiratória aguda grave. Havia, em dezembro de 2023, 78 crianças com menos de 5 anos em tratamento por desnutrição grave e outras 67 com desnutrição moderada.

Os problemas de saúde dos yanomamis são, em boa parte, causados pelos efeitos do garimpo ilegal na região demarcada. A mineração polui os rios, impede a pesca e aumenta casos de intoxicação. Em junho de 2023, os rios que cortam a região apresentaram mudança de coloração, deixando o tom marrom-barro predominante.

O começo da ação intensiva do governo Lula (PT) na terra indígena afastou garimpeiros e aumentou a distribuição de alimentos e medicamentos para os yanomamis.

No início deste ano, porém, o cerco ao garimpo ilegal foi enfraquecido, e o movimento coincidiu com a retomada de força da exploração de ouro e cassiterita na região.

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2024/07/governo-suspende-boletins-sobre-saude-dos-yanomamis-em-2024.shtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.