De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Arte de 90 m de criança indígena dá vida a prédio no centro de Manaus

06/08/2024

Fonte: Brasil Norte Comunicação - https://bncamazonas.com.br



Um mural de 25x90 metros no centro de Manaus, criado por Jarbas Lobão e colaboradores, celebra a cultura indígena com o retrato de Iara, uma jovem da comunidade Cipiá.

Uma intervenção artística de grande escala está transformando o antigo prédio da Receita Federal no centro de Manaus em uma tela vibrante que celebra a cultura indígena amazonense.

Um mural, de 25 metros de largura por 90 metros de altura, exibe o retrato de Iara, uma criança indígena da comunidade Cipiá, no alto rio Negro.

A obra é do artista parintinense Jarbas Lobão, com Sprok, Panda e Luan, e baseia-se em uma fotografia de Michel Mello, quando Iara tinha entre 6 e 7 anos.

Hoje, a jovem, cujo nome na língua dessana é Mirión, que significa "rainha das águas", tem 17 anos.

Iniciado em 18 de julho, o processo de pintura do mural combina técnicas de tinta acrílica e spray. Lobão destaca os desafios enfrentados, incluindo a vasta dimensão da obra e as condições climáticas extremas de Manaus.

https://bncamazonas.com.br/municipios/arte-de-90-m-de-crianca-indigena-da-vida-a-predio-no-centro-de-manaus/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.