De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Mostra de Cinemas Indígenas tem programação gratuita no CineSesc

16/08/2024

Autor: Natalia Nora

Fonte: Guia Folha - https://guia.folha.uol.com.br



Sessões são seguidas de bate-papo com cineastas


São Paulo
De 16 a 20 de agosto, o CineSesc realiza a Mostra de Cinemas Indígenas com as principais produções do último ano feitas por cineastas indígenas.

Com a curadora Júnia Torres, a programação exibe curtas, médias e longas-metragens que apresentam proposições estéticas em diferentes formas de relação com a educação, a terra e a vida.

As sessões são gratuitas, com retirada de ingressos 1h antes do filme na bilheteria do CineSesc, localizado na rua Augusta, região central de São Paulo.

O filme que abre a mostra é "Yvy Pyte", de Alberto Alvares e José Cury, exibido às 19h desta sexta-feira (16). Os cineastas exploram os limites e fronteiras entre as terras Guarani e mostram a resistência do povo indígena. Após a sessão acontece um bate-papo com os diretores, com mediação de Jerá Poty Mirim.

No sábado (17), às 19h, será exibido "A Transformação de Canuto", de Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho. O filme conta uma história conhecida na pequena comunidade Mbyá-Guarani, entre o Brasil e a Argentina. Nela, um homem sofreu a temida transformação em uma onça e depois morreu tragicamente. Os diretores participam de um bate-papo após a sessão com mediação de Juliana Fausto.

No domingo (18), às 17h30, acontecerá a sessão de "Sekhdese", de Graci Guarani e Alice Gouveia. A palavra que dá nome ao filme significa sabedoria, em Yathê, língua da comunidade originária pernambucana Fulni-ô.

O documentário traz relatos de mulheres que revelam empoderamento feminino e expõem as lutas pela terra, cultura e meio ambiente, além de denunciar o etnocídio do qual são vítimas pelas investidas das igrejas neopentecostais. Após a sessão acontece um bate-papo com as diretoras, com mediação de Olinda Tupinambá.

A programação ainda conta com "Rami Rami Kirani", "Sigyjat: Pescaria do Timbó", "Equilíbrio", "Ava Yvy Pyte Ygua: Povo do Coração da Terra", "Tape Porã Arandu" e "Ventos do Peabiru".

https://guia.folha.uol.com.br/cinema/2024/08/mostra-de-cinemas-indigenas-tem-programacao-gratuita-no-cinesesc.shtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.