De Povos Indígenas no Brasil

News

Encerrando agenda em Brasília, lideranças indígenas de Roraima se reúnem com a presidenta da Funai

30/08/2024

Fonte: CIR - https://cir.org.br



Depois de 12 dias em Brasília, a comitiva de lideranças indígenas de Roraima encerra hoje ( 30), a agenda de incidência em reunião com a presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana. O tuxaua geral do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Edinho Batista, parabenizou a presidenta e toda equipe pelo trabalho desenvolvido no órgão. Lembrou que em outros momentos foram recebidos com bombas e ataques de policiais.

A liderança indígena, Lázaro Wapichana, relatou sobre a retomada na terra indígena Manoá-Pium, onde reocupam 24 mil hectares, que ficaram de fora da demarcação com o total de 43 mil hectares homologados. "O que trago com isso é deixar claro que não vamos sair desse território. Fomos intimados para sair em 15 dias e não saímos. O território sagrado, não vamos sentar na mesa de negociação. É uma área de pesca, caça e uma área de preservação. Se tivéssemos saído, já tinha sido tudo devastado, porque ali é uma área do agronegócio", relatou o Tuxaua.

O coordenador das Serras na terra indígena Raposa Serra do Sol, Amarildo Macuxi, reforçou a preocupação com a lei do marco temporal 14.701 que já está em vigor, uma lei inconstitucional que tem fortalecido a invasão nos territórios. " Essa conciliação não vai beneficiar as comunidades indígenas, vai beneficiar os latifundiários", acrescentou. Aproveitou para reforçar a denúncia do aumento do garimpo ilegal no território, afetando rios como o Maú, onde há a presença de garimpeiros ilegais e uma estrutura grande, segundo o coordenador. Citou que recentemente houve denúncia de 09 balsas na região.

As lideranças indígenas jovens, Paulo Ricardo e Ana Cláudia, expressaram profunda satisfação e orgulho pela representatividade no órgão indigenista. "Estamos aqui para fortalecer a senhora. Nos sentimos representados".

A presidenta informou o cenário desafiador frente ao debate em torno da lei 14.701, a situação do órgão indigenista para atuar nas ações, principalmente relacionadas à demarcação. Informou que, mesmo com as dificuldades, o órgão tem avançado com 38 novos grupos de trabalhos(GTs), mais de 148 pedidos de identificação em andamento, incluindo a terra indígena Arapuá, em Roraima, onde a equipe já está em campo realizando os trabalhos.

Reforçou que em relação a mesa de conciliação no STF, mesmo representando o governo, a posição do órgão indigenista é defender os direitos indígenas. "A Funai tem autonomia por lei de defender os direitos indígenas", acrescentou.

https://cir.org.br/site/2024/08/30/encerrando-agenda-em-brasilia-liderancas-indigenas-de-roraima-se-reunem-com-a-presidenta-da-funai/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source