De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Liderança indígena agride e arranca olho de esposa no Vale do Javari

09/10/2024

Autor: Letícia Misna

Fonte: Agencia Cenarium - https://agenciacenarium.com.br



MANAUS (AM) - Uma indígena da etnia Mayuruna, identificada como Analice Mayuruna, foi vítima de violência doméstica na manhã desta quarta-feira, 9, praticada pelo marido, Mauricio Mawi Mayuruna. Um familiar da mulher afirmou à CENARIUM que as agressões físicas ocorreram na Terra Indígena (TI) do Vale do Javari, nas proximidades do município Atalaia do Norte (AM), localizado a 1.138 quilômetros de Manaus.

Segundo relatos, o homem chegou a arrancar um dos olhos da mulher durante uma discussão por ciúmes. As informações foram confirmadas por lideranças da aldeia Nova Esperança, onde habita o povo Mayuruna. Maurício é vice-presidente da Organização Geral dos Mayuruna (OGM) e segue no local após o caso de violência ser registrado.

De acordo com um familiar da vítima, que não quis se identificar, a violência ocorreu dentro de uma embarcação regional de pequeno porte no meio do Rio Pardo, ocasionada por uma crise de ciúmes de Mauricio. O casal estava junto dos filhos e de outros familiares na embarcação, que seguia para o município de Atalaia do Norte (AM).

Após a agressão, a família conseguiu parar em uma comunidade indígena, conhecida como aldeia 'Terrinha', onde a vítima recebeu os cuidados de primeiros socorros em uma casa de saúde. "Ela quase perdeu a vida dela; quase morreu", afirmou o familiar.

Após os primeiros socorros, a vítima retornou à comunidade Nova Esperança, está sob observação de profissionais de saúde e aguada a remoção da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) para uma unidade hospitalar. O familiar dela informou que está prevista a ida de uma aeronave de saúde ao local para fazer o resgate da vítima.

Os familiares de Analice denunciaram o caso na 50ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Atalaia do Norte (AM), que registrou um Boletim de Ocorrência (BO) para apurar as circunstâncias da agressão.

Função
A CENARIUM questionou a Organização Geral dos Mayuruna sobre a permanência do suspeito na função de vice-presidente da associação. A OGM se limitou a informar que ainda não houve definição sobre a situação.

https://agenciacenarium.com.br/lideranca-indigena-agride-e-arranca-olho-de-esposa-no-vale-do-javari/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.