De Povos Indígenas no Brasil

News

Manto Tupinambá: Comitiva indígena da Bahia embarca para celebração do item sagrado no Rio de Janeiro

06/09/2024

Fonte: g1 - https://g1.globo.com



Uma comitiva indígena embarcou nesta sexta-feira (6), de Ilhéus, no sul do estado, com destino ao Rio de Janeiro, para celebrar a repatriação do Manto Tupinambá, que foi devolvido pelo Governo da Dinamarca ao Museu Nacional.

O Manto Tupinambá do século XVI, que chegou ao Rio de Janeiro sob sigilo na primeira semana de julho, faz parte da história de formação do povo brasileiro e era utilizado por lideranças indígenas antes da chegada dos europeus ao Brasil.

Antes de iniciar a viagem, os indígenas realizaram um ritual de proteção na Praça de Olivença, em Ilhéus, por volta das 8h. Em seguida, embarcaram em quatro ônibus.

A celebração de recepção e apresentação do Manto Tupinambá para o público, será realizada nos dias 10, 11 e 12 de setembro, no Museu Nacional, em São Cristóvão, no Centro do Rio de Janeiro.

O evento seria no fim de agosto, mas precisou ser adiado, porque o povo indígena Tupinambá de Olivença teve dificuldades financeiras para realizar a viagem. O Coletivo Tupinambá de Olivença organizou uma "vaquinha" nas redes sociais para arrecadar o valor necessário para fretar os ônibus.

Item sagrado


Repatriado da Dinamarca, o Manto Tupinambá chegou ao Rio sob sigilo na primeira semana de julho deste ano. O item é considerado o mais conservado entre 11 exemplares que ainda existem. É também o primeiro a retornar ao Brasil. Todos os outros estão em museus na Europa.

O manto era um objeto sagrado e utilizado em alguns rituais por pajés, caciques e majés, que utilizavam mantos parecidos com o modelo que chegou ao Brasil recentemente.

Segundo historiadores, o ritual antropofágico dos tupinambá - quando os indígenas comiam a carne do inimigo como símbolo de vingança - era um dos rituais em que o manto era utilizado.

A comunidade Tupinambá da Serra do Padeiro, localizada na ainda não demarcada Terra Indígena Tupinambá Olivença solicitou a vinda do manto em 2002 e, em agosto do ano passado, a doação da peça foi anunciada em uma ação conjunta do embaixador brasileiro na Dinamarca, Rodrigo de Azeredo Santos, e do Museu Nacional.

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2024/09/06/manto-tupinamba-comitiva-indigena-bahia.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source