De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Governo de Alagoas institui versão indígena de programa voltado à saúde mental com apoio da Funai na TI Kariri-Xokó

19/12/2024

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) participou do lançamento do Programa Mate Masie Indígena, que visa garantir o acesso ao cuidado em saúde mental, levando em consideração os contextos históricos e culturais dos povos indígenas. O lançamento ocorreu nos dias 4 e 5 de dezembro e contou com uma série de atividades e serviços oferecidos ao povo Kariri-Xokó, da Terra Indígena Kariri-Xokó, localizada no estado de Alagoas.

O programa foi desenvolvido pela equipe de Supervisão e Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas e conta com a parceria de diversas instituições, como a Funai, o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), a Secretaria de Estado da Mulher e Direitos Humanos, a Defensoria Pública de Alagoas e as Secretarias de Estado da Educação e Desenvolvimento.

Direitos indígenas
A Funai fez a emissão de Certidão de Exercício de Atividade Rural (CEAR), por meio das Coordenações Técnicas Locais (CTLs) de Porto da Folha (SE), Palmeira dos Índios (AL) e Joaquim Gomes (AL). Também protocolou pedido para acesso de indígenas a direitos previdenciários junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além de prestar apoio junto à Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) no programa Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

"Iniciativas como essa são importantes para garantir direitos e atender às necessidades de saúde mental dos indígenas", afirma o coordenador regional da Funai Nordeste I, Cícero Ferreira de Albuquerque.

Josinaldo Ribeiro da Silva, indígena e chefe da CTL de Porto da Folha, também destacou a importância do evento, especialmente no final do ano, quando a população indígena costuma enfrentar desafios relacionados ao acesso a documentos sociais, benefícios do INSS e outros programas governamentais. "Esse mutirão representa a garantia de que a Funai cumpre seu papel de promover os direitos dos povos indígenas", frisou.

A Defensoria Pública de Alagoas participou do evento com o projeto "Expresso Indígena", que ofereceu consultas sobre o andamento de processos judiciais e criminais, orientações jurídicas e triagens para o ingresso em ações.

O evento também contou com o atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com orientações sobre o programa Bolsa Família e com serviços voltados ao fortalecimento do empreendedorismo indígena, oferecidos pela Secretaria da Mulher e Direitos Humanos.

Formações profissionais direcionadas a agentes públicos da saúde, tanto indígenas quanto não indígenas, e professores indígenas também fizeram parte das atividades, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento e a integração entre as comunidades e as instituições de ensino e saúde.

A programação contou ainda com a socialização de saberes, momento em que foi destacada a importância do fortalecimento do coletivo, da ampliação da conexão com a ancestralidade e da atuação dos representantes institucionais, especialmente na área da saúde, no processo de identificação das práticas que enfraquecem as identidades indígenas. O foco dessa iniciativa foi encontrar caminhos para a cura e a preservação da saúde mental, por meio do apoio mútuo e do reconhecimento da cultura indígena como pilar essencial para o bem-estar da comunidade.

Mate Masie Indígena
Segundo a coordenadora do programa, Marina Xavier, o nome "Mate Masie" significa "Eu ouço, eu guardo" e reflete a proposta central de escuta ativa das comunidades e construção de políticas públicas mais alinhadas às realidades e necessidades dos povos originários.

A escolha do território Kariri-Xokó para receber a primeira versão indígena do programa é simbólica. Até então, as comunidades quilombolas haviam sido as principais beneficiadas com a iniciativa, agora foi a vez dos povos indígenas.

A expectativa é que o programa continue a expandir suas ações, levando cuidados em saúde mental mais eficazes e integrados às realidades culturais dos povos indígenas de Alagoas.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/governo-de-alagoas-institui-versao-indigena-de-programa-voltado-a-saude-mental-com-apoio-da-funai-na-ti-kariri-xoko
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.