De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Merenda escolar tem alimentos tradicionais produzidos por indígenas em cidade no Nortão

04/02/2025

Fonte: Só Notícias - sonoticias.com.br



Duas escolas do território Apiaká-Kayabi, de Juara (283 km de Sinop), terão merenda escolar com alimentos produzidos pelos próprios indígenas. As vendas pelas comunidades já estão liberadas a partir deste ano letivo, iniciado na última segunda-feira. O edital destinado aos povos da região, lançado em dezembro do ano passado, garantiu R$ 36 mil em compras anualmente, por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento da Educação (PNAE) destinadas à produção indígena.

A iniciativa teve articulação da Diretoria Regional de Educação (DRE), de Juína, da secretaria de Estado de Educação, dos diretores das escolas indígenas e do Instituto Centro de Vida (ICV), por meio do "Projeto Assobio", que busca fortalecer a economia baseada na floresta. De acordo com o ICV, a construção foi coletiva e teve capacitação de grupos de mulheres indígenas para elaboração dos projetos de venda e documentação necessária.

Alimentos como abacaxi, açaí, banana-da-terra, farinha de mandioca, castanha-do-Brasil e peixes regionais farão parte do cardápio, dependendo da disponibilidade de produtos nas comunidades. A assessoria do órgão ainda afirma que o cardápio anterior era convencional, com produtos que vinham em sua totalidade de fora dos territórios e, muitas vezes, não representavam a preferência alimentar das crianças indígenas.

https://www.sonoticias.com.br/educacao/merenda-escolar-tem-alimentos-tradicionais-produzidos-por-indigenas-em-cidade-no-nortao/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.