De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Funai monitora implementação do Minha Casa, Minha Vida Rural para a construção de moradias a indígenas de Goiás

18/02/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) concluiu uma etapa fundamental para a implementação do Programa Minha Casa, Minha Vida Rural (MCMV Rural) no estado de Goiás. Em dezembro de 2024 foram aprovados os projetos arquitetônicos, a seleção das famílias beneficiadas e a definição dos locais de construção das habitações. A ação beneficia 15 famílias do povo Tapuia que moram nas Terras Indígenas Carretão I e II, localizadas nos municípios de Nova América e Rubiataba.

A conclusão dessa etapa foi possível devido à articulação entre a Funai, por meio da Coordenação Técnica Local (CTL) em Goiânia, vinculada à Coordenação Regional Araguaia Tocantins (CR-ATO); a Prefeitura de Nova América; a Secretaria Municipal de Assistência Social; a Caixa Econômica Federal e o vereador indígena Cleyton Tapuia.

No caso dos Tapuias do Carretão, a modalidade de construção adotada será a contratação global. As famílias beneficiadas foram selecionadas pela própria comunidade. Os critérios de comprovação de renda para inclusão no programa incluem o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), o Bolsa Família e declarações emitidas pelos próprios indígenas.

O chefe da CTL Goiânia, Francisco Oliveira, reforçou a importância da iniciativa para promover o bem-estar e a dignidade das populações indígenas. "Além de assegurar moradia digna, o programa fortalece a autonomia das comunidades ao valorizar sua participação no processo de construção", frisou.

MCMV Rural
De iniciativa do Governo Federal, o MCMV Rural é uma extensão do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e tem como público prioritário povos indígenas, silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores, integrantes de comunidades remanescentes de quilombos rurais e demais povos e comunidades tradicionais que vivem em áreas rurais. Por meio dele, é possível conseguir subsídios ou financiamentos para construir ou reformar moradias.

A implementação das obras segue um fluxo rigoroso de aprovação, que inclui a seleção das entidades organizadoras, a análise de projetos arquitetônicos pela Caixa Econômica Federal e a emissão de autorizações de obras pela Presidência da Funai para projetos a serem executados em terras indígenas.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-monitora-implementacao-do-minha-casa-minha-vida-rural-para-a-construcao-de-moradias-a-indigenas-de-goias
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.