De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Indígena pataxó é morto a tiros no sul da Bahia

11/03/2025

Fonte: FSP - https://www1.folha.uol.com.br/



Indígena pataxó é morto a tiros no sul da Bahia
Caso teria acontecido dentro de território indígena; vítima tinha 53 anos

Josué Seixas

11/03/2025

Um indígena pataxó foi morto a tiros no extremo sul da Bahia, na noite desta segunda-feira (10). O caso foi divulgado inicialmente pelo Conpaca (Conselho de Caciques Pataxó) e confirmado pela Secretaria de Segurança Pública do estado.

A Polícia Civil confirmou que registrou a ocorrência no município de Prado. O caso teria acontecido dentro da Terra Indígena Barra Velha de Monte Pascoal.

A vítima foi identificada como Victor Braga Braz, 53, morador da aldeia Terra Vista. Além dele, outro indígena, de 25 anos, foi ferido por disparos de uma arma de fogo e precisou passar por cirurgia na manhã desta terça-feira (11).

Segundo o Concapa, outros dois adolescentes estão desaparecidos. A polícia não deu detalhes sobre eles.

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia disse que a Força Integrada de Combate a Crimes Comuns Envolvendo Povos e Comunidades Tradicionais reforçou as ações ostensivas e de inteligência na aldeia Terra Vista após a ocorrência

"Por fim, a SSP destaca que as forças da segurança trabalham no local buscando identificar e capturar os envolvidos no ataque a tiros", diz nota enviada à reportagem.

A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Prado, instaurou um inquérito para investigar a morte.

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2025/03/indigena-pataxo-e-morto-a-tiros-no-sul-da-bahia.shtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.