De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Funai recebe prefeito de Pesqueira (PE) em Brasília para tratar de projeto na Terra Indígena Xukuru

18/03/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai, Lucia Alberta, recebeu nesta terça-feira (18), na sede da instituição, em Brasília, o prefeito de Pesqueira (PE), Marcos Araújo, indígena do povo Xukuru do Ororubá. O objetivo foi discutir autorizações necessárias para a modernização de um santuário que fica na Terra Indígena Xukuru do Ororubá.

"Esse projeto será um marco para o turismo religioso, beneficiando nossa cidade, o povo Xukuru e os fiéis", destacou o prefeito, solicitando celeridade na tramitação do processo que se encontra na Funai.

A diretora Lucia Alberta reforçou a importância da consulta prévia às comunidades envolvidas para que os povos indígenas possam se manifestar sobre o projeto em respeito às suas crenças e garantia das suas práticas religiosas tradicionais.

O projeto de modernização do santuário conta com o apoio do Governo de Pernambuco e foi apresentado à equipe técnica da autarquia indigenista, a qual informou sobre os trâmites para manifestação quanto ao parecer técnico.

O prefeito Marcos Xukuru esteve acompanhado do secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura de Pesqueira, Whênio dos Santos; e da secretária de Projetos Estratégicos do Governo de Pernambuco, Ana Paula Cascão.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-recebe-prefeito-de-pesqueira-pe-em-brasilia-para-tratar-de-projeto-na-terra-indigena-xukuru
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.