De Povos Indígenas no Brasil

News

Governo do Estado utiliza Programa de Aquisição de Alimentos para auxiliar indígenas afetados pela cheia do Rio Acre

18/03/2025

Fonte: Agência de Notícias do Acre - https://agencia.ac.gov.br



O PAA, iniciativa do governo federal executada pelo Estado, compra alimentos da agricultura familiar e os destina a instituições que prestam assistência social. No Acre, o programa atende organizações como hospitais, unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e o Instituto Socioeducativo (ISE). Entre as instituições cadastradas, está a Cozinha Solidária Marielle Franco, que, além de produzir milhares de refeições, também recebe e distribui os alimentos às comunidades mais necessitadas.

Segundo a técnica da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), Maria da Conceição Almeida, o programa gera impacto tanto para quem produz quanto para quem recebe os alimentos.

"O PAA é fundamental para os produtores e para as instituições que estão cadastradas. Hoje estamos entregando os produtos aqui, mas também atendemos o Restaurante Popular, a Cozinha Comunitária, a Fundhacre [Fundação Hospital Estadual do Acre] e diversas casas terapêuticas. Além de garantir renda para os agricultores, o programa proporciona uma alimentação de qualidade e valor nutricional para quem precisa", analisa.

Alimentos frescos e sem agrotóxicos
Na manhã desta terça-feira, 18, o governo do Estado, por meio do PAA, está garantindo o fornecimento de alimentos variados, como banana (prata e comprida), macaxeira, jerimum, açaí, mamão e farinha para os indígenas afetados pela cheia, e as entregas para as várias instituições beneficiadas são realizadas quase que diariamente.

A secretária de Povos Indígenas do Acre, Francisca Arara, destaca que o suporte alimentar chega em um momento crítico para os indígenas afetados pela cheia: "Estamos com cerca de 65 pessoas alojadas aqui no Parque de Exposições. O PAA tem sido fundamental para garantir segurança alimentar e nutricional para essas famílias. É um reforço que chega pelo governo do Estado, que tem trabalhado em conjunto com várias secretarias, como a Seagri, a Assistência Social, a Prefeitura de Rio Branco e o Gabinete da Vice-Governadora".

A gestora também enfatizou a preocupação do governador Gladson Camelí em garantir assistência tanto aos indígenas que vivem nos 36 territórios tradicionais quanto aos que estão em contexto urbano.

"O acolhimento que o governo tem dado é essencial. Estamos respeitando a cultura indígena, oferecendo um espaço onde eles podem se alimentar bem, dançar, fazer artesanato e manter suas tradições. Esse olhar cuidadoso do Estado faz a diferença", reforça a secretária.

Produtora destaca importância do PAA
Representando uma associação com 180 integrantes, Elida Guimarães, agricultora na Estrada de Porto Acre, acompanhou a entrega de alimentos aos Huni Kuin alojados no Parque de Exposições.

Os produtos foram cultivados sem agrotóxicos, respeitando a qualidade nutricional e cultural dos alimentos consumidos pelas comunidades indígenas. Para ela, o PAA tem um papel fundamental na valorização da produção local e no fortalecimento da economia rural.

"O PAA tem uma importância muito grande para cada um de nós, produtores. Ele compra a nossa produção e paga na hora certa, o que é essencial para manter nosso trabalho. Quando temos uma produção grande, buscamos a Secretaria de Agricultura e sempre recebemos apoio. Hoje, fazer essa entrega para os indígenas é muito gratificante para nós", conta a emocionada produtora.

Elida destaca que o programa não beneficia apenas os consumidores finais, mas também oferece segurança para os agricultores, garantindo que o alimento produzido chegue a quem mais precisa sem desperdício.

"Esse programa nos dá tranquilidade, porque sabemos que nossa produção será adquirida e destinada a boas causas. Essa entrega de hoje, como tantas outras que fazemos ao longo do ano, nos enche de orgulho. Ver os indígenas recebendo esses alimentos, sabendo que estamos contribuindo para a alimentação deles, é uma maravilha", reforça.

Os agricultores interessados em fornecer produtos ao PAA devem possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e acompanhar os editais lançados pelos governos estaduais, municipais e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O programa permite que os produtores vendam seus alimentos ao governo por preços justos, gerando renda e movimentando a economia local.

https://agencia.ac.gov.br/governo-do-estado-utiliza-programa-de-aquisicao-de-alimentos-para-auxiliar-indigenas-afetados-pela-cheia-do-rio-acre/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source