De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Funai acompanha e articula medidas para resolução de conflitos no extremo sul da Bahia

25/03/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) acompanha desde o primeiro momento os conflitos entre indígenas e fazendeiros na região de Prado, no extremo sul da Bahia. A autarquia indigenista solicitou o apoio da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e articula medidas junto aos Ministérios dos Povos Indígenas (MPI) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e organizações de direitos humanos para a solução pacífica dos conflitos. A Coordenação Regional (CR) da Funai no Sul da Bahia e a Procuradoria Federal Especializada (PFE) que atua junto à autarquia acompanham o caso.

Nesta terça-feira (25), a presidenta da Funai, Joenia Wapichana, e equipes técnicas da instituição receberam lideranças indígenas da Bahia para discutir o tema, na sede da autarquia, em Brasília. As lideranças relataram casos de violência e ameaças contra comunidades indígenas do estado. No último dia 20 de março, uma operação conjunta da Polícia Federal e da Polícia Civil resultou na prisão temporária de indivíduos envolvidos nos conflitos, entre indígenas e produtores rurais.

Ao receber as informações, enviadas pela CR Sul da Bahia, a Presidência da instituição solicitou a atuação da PFE/Funai na defesa dos indígenas. Os dois procuradores que trabalham no caso já solicitaram ao Poder Judiciário o Habeas Corpus (HC) coletivo em favor dos indígenas. O HC é um instrumento jurídico previsto na Constituição Federal que visa à proteção ao direito de locomoção dos indivíduos.

Na reunião com os indígenas, a Funai reforçou o compromisso e a prioridade da atual gestão com a demarcação de terras e com a promoção e proteção dos direitos dos povos indígenas. A equipe da Diretoria de Proteção Territorial (DPT) tem atuado para avançar nas fases dos processos demarcatórios de terras indígenas da Bahia, mesmo com as dificuldades impostas pela Lei 14.701/2023 que, entre outros pontos prejudiciais aos povos indígenas, estabelece a tese inconstitucional do marco temporal.

A Funai defende a demarcação de terras como um meio essencial para assegurar aos povos indígenas o acesso a direitos como educação, saúde e segurança, bem como para proteger as culturas e tradições indígenas.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-acompanha-e-articula-medidas-para-resolucao-de-conflitos-no-extremo-sul-da-bahia
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.