De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Deputada propõe benefício emergencial para indígenas e quilombolas afetados por queimadas

26/02/2025

Autor: Verônica Serpa

Fonte: Alma Preta - https://almapreta.com.br/



Deputada propõe benefício emergencial para indígenas e quilombolas afetados por queimadas
O projeto de lei da deputada Céila Xakriabá propõe a criação do Auxílio Emergencial para Indígenas e Quilombolas (AEIQ), no valor de R$ 600,00 por família

Na terça-feira (25), foi apresentado à Câmara dos Deputados um Projeto de Leii (PL) que prevê o pagamento de auxílio emergencial para famílias indígenas e quilombolas que vivem em territórios atingidos por queimados.

O PL 4007/24, de autoria da deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG), concede um benefício de R$ 600 pelo período de seis meses. O Auxílio Emergencial para Indígenas e Quilombolas (AEIQ) poderá ser prorrogado por decisão do governo federal, estadual ou municipal.

Segundo o texto da proposta legislativa, o benefício será concedido às famílias residentes em territórios afetados direta ou indiretamente pelas queimadas.

O recebimento poderá ser acumulado com outros benefícios sociais, como o Bolsa Família, e terá um limite de três cotas por grupo familiar. A prioridade será para famílias chefiadas por mulheres.

Para ser elegível ao auxílio, o projeto determina que indígenas e quilombolas deverão ser devidamente registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou em cadastros específicos, que serão definidos pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Na justificativa do PL, Célia Xakriabá destaca o aumento expressivo nas queimadas em Terras Indígenas (TI) e territórios quilombolas. A deputada ainda ressalta que os incêndios, muitas vezes criminosos, intensificam a insegurança alimentar, hídrica e ameaçam a saúde das comunidades tradicionais.

"Essas comunidades, já em situações de vulnerabilidade histórica e socioeconômica, são as mais impactadas por esses desastres, que não só comprometem suas fontes de sustento, mas também os ameaçam culturalmente", diz trecho do projeto.

O projeto tramita em caráter conclusivo na Câmara e será analisado pelas comissões de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial; da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais; e de Finanças e Tributação. Antes se tornar lei, a proposta ainda precisa ser votada pelo Congresso.

https://almapreta.com.br/sessao/politica/deputada-propoe-beneficio-emergencial-para-indigenas-e-quilombolas-afetados-por-queimadas/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.