De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Exposição em Niterói reúne obras de mulheres indígenas

21/03/2025

Fonte: O Globo - https://oglobo.globo.com/



Exposição em Niterói reúne obras de mulheres indígenas
Mostra nos Correios também oferece oficinas relacionadas às tradições dos povos originários

Felipe Gelani

21/03/2025

O Espaço Cultural Correios Niterói recebe a exposição "Entre a Terra e a eternidade". A mostra segue até o dia 26 de abril, celebrando a força, a memória e a espiritualidade das mulheres indígenas, em obras de dez artistas que resgatam e reinventam saberes ancestrais por meio de suas criações. O Movimento Vozes do Mundo, responsável pela iniciativa, é um coletivo que promove a discussão e a sensibilização em relação às questões ambientais, com foco em experiências imersivas e interativas. Já é a segunda exposição do movimento nos Correios.

- Nessa segunda mostra do Vozes do Mundo, destacamos a força e a resistência das mulheres indígenas. Aqui, a arte e a cultura se tornam ferramentas poderosas de diálogo e transformação social, amplificando suas vozes e reafirmando a importância de seus saberes. Acreditamos no potencial da arte para questionar, inspirar e reimaginar realidades - afirma Mariana Bahia, fundadora do movimento.

A exposição conta com obras das artistas Ana Maria Kariri, Camila Canela, Camila Sol, Carolina Potiguara, Emiliana Marajoara, Eva Tupinambá, Kaolin Maxakali, Mandacaru Karajá, Maria Karajá e Tapixi Guajajara. Elas apresentam trabalhos que evocam memórias coletivas, resistência cultural e os ciclos de transformações que atravessam gerações. A exposição é concebida como um espaço de valorização, onde arte, história e luta se entrelaçam para convidar o público a refletir sobre a relação com os povos originários e seus territórios.

- Nosso objetivo, e falo em nome de toda a equipe, é criar um espaço de reflexão coletiva, conectando apoiadores de diversas áreas para fortalecer um entendimento sensível e profundo sobre a preservação da memória - explica Mariana.

Além da mostra, o evento oferece atividades que aprofundam a experiência do público, como a oficina "Escritas da Terra: o grafismo indígena como releituras do amanhã". Conduzida por Carolina Potiguara e Tapixi Guajajara, a atividade explora o grafismo como instrumento de identidade, comunicação e resistência, conectando os participantes às formas de expressão ancestrais.

Em "Contos amazônicos", a arte-educadora Emiliana Marajoara conduz uma experiência sensorial que resgata a tradição oral da Amazônia. A artista narra lendas como Matinta Perera, uirapuru e Luapê Jaçaña, utilizando instrumentos tradicionais, como chocalhos e apitos, para criar uma ambientação que transporta o público para o universo das encantarias.

A entrada para a exposição é gratuita. O espaço cultural fica na Avenida Visconde do Rio Branco 481, no Centro. A visitação ocorre de terça a sexta-feira, das 11h às 18h; e aos sábado, das 13h às 18h.

https://oglobo.globo.com/rio/bairros/niteroi/noticia/2025/03/21/exposicao-em-niteroi-reune-obras-de-mulheres-indigenas.ghtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.