De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Notícia Economia Petrobras e BNDES assinam protocolo de intenções para aquisição de créditos de carbono

31/03/2025

Fonte: OESP - https://www.estadao.com.br/



Petrobras e BNDES assinam protocolo de intenções para aquisição de créditos de carbono
Programa visa à contratação de créditos de carbono gerados por meio de projetos de restauração florestal na Amazônia

Denise Luna e Gabriel Vasconcelos

31/03/2025

A Petrobras e o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinaram nesta segunda-feira, 31, um protocolo de intenções para um programa de aquisição de créditos de carbono, que visa à contratação de créditos de carbono gerados por meio de projetos de restauração florestal na Amazônia.

Segundo o diretor de Transição Energética e de Sustentabilidade da estatal, Maurício Tolmasquim, a ideia é ter um processo de competição, o que também será positivo para formação de preço desse novo mercado.

"Uma empresa que vai ter interesse em investir na reflorestação, vai participar de um processo competitivo organizado pela Petrobras, e quem der o melhor preço vai ganhar a competição e com o esse PPA (contrato de compra e venda) o BNDES pode fazer o financiamento sem precisar exigir a garantia corporativa ou carta de fiança", disse Tolmasquim em evento com a presença da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

Segundo ele, assim como ocorreu com o setor elétrico, com previsão de longo prazo de investimentos é possível garantir uma quantidade de hectares que será colocada no setor.

Segundo a diretora do BNDES Tereza Campello, o programa deve envolver o reflorestamento de 50 mil hectares, e a Petrobras deve viabilizar, num primeiro momento, cerca de R$ 1,5 bilhão. "Passa-se a criar um ambiente que terá maior transparência", afirmou a diretora.

https://www.estadao.com.br/economia/petrobras-bndes-assinam-protocolo-intencoes-creditos-carbono/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.