De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Rio Madeira está perto da cota de inundação em Rondônia

08/04/2025

Fonte: FSP - https://www1.folha.uol.com.br/



Rio Madeira está perto da cota de inundação em Rondônia
Ao menos 10 mil ribeirinhos são afetados pela cheia e recebem assistência social

08/04/2025

O rio Madeira, o maior afluente do rio Amazonas, está perto da cota de inundação, que é de 17 metros. Segundo a Prefeitura de Porto Velho (RO), o rio registrou na segunda-feira (7) o nível de 16,71 metros, uma altura capaz de provocar prejuízos às comunidades ribeirinhas, afetadas desde que o Madeira chegou à marca de 16 metros, em março.

Os dados são recebidos por uma sala de situação montada pela prefeitura por meio de informações conjuntas da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) e do Censipam (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia).

A Defesa Civil de Porto Velho realiza ações para diminuir os impactos da cheia. Em parceria com as Forças Armadas e o Governo do Estado, são entregues produtos como água potável, cestas básicas, hipoclorito e kits de higiene pessoal. Também há o resgate de famílias e atendimento humanitário nas regiões mais afetadas.

A subida do rio afeta mais de 10 mil pessoas na capital, principalmente na área do baixo Madeira.

Comunidades como Ressaca, Maravilha 1 e 2, Vila Nova e Calama enfrentam dificuldades de acesso, perdas de bens e de moradias.

A Defesa Civil recomenda que os moradores das regiões tomadas pelas águas evitem passar por áreas alagadas para evitar o ataque de animais peçonhentos e até mesmo de jacarés -devido à movimentação atípica do rio, eles entram nos espaços das comunidades.

Outra recomendação é que seja evitado o consumo direto da água do rio -há risco de contaminação e a indicação é de consumo de água fervida ou mineral.

A Marinha enviou para a região um navio para ajudar na assistência à população atingida pela cheia. O navio de assistência hospitalar "Soares de Meirelles" oferece serviços de saúde como consultas médicas, dentistas, farmácia e radiologia às comunidades ribeirinhas isoladas.

A cheia do Madeira ocorre sete meses após o rio atingir um nível recorde de seca em Porto Velho. Medições compiladas pelo SGB (Serviço Geológico do Brasil) mostram que a cota do rio ficou em 1,02 m em setembro de 2024, ultrapassando o recorde anterior, de 1,10 m em 2023, ano de seca extrema na Amazônia ocidental.

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2025/04/rio-madeira-esta-perto-da-cota-de-inundacao-em-rondonia.shtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source