De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Ruralista Tereza Cristina vai presidir grupo no Senado para regulamentar mineração em terras indígenas

24/04/2025

Autor: Gabriela Moncau

Fonte: Brasil de Fato - https://www.brasildefato.com.br



Ruralista Tereza Cristina vai presidir grupo no Senado para regulamentar mineração em terras indígenas
Instituído pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o grupo de trabalho deverá apresentar um PL em seis meses


O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União), criou um grupo de trabalho (GT) com o objetivo de elaborar um projeto de lei para regulamentar a pesquisa e a exploração de recursos minerais em terras indígenas (TIs). Por nomeação de Alcolumbre, a coordenação do GT ficou a cargo da ruralista Tereza Cristina (PP), ex-ministra da Agricultura do governo Bolsonaro. Uma proposta legislativa deverá ser apresentada no prazo de 180 dias.

"Tenho certeza de que o texto a ser entregue pelo grupo de trabalho não será contaminado por posturas ideológicas excessivas", declarou o presidente do Senado.

Além de Tereza Cristina, o GT será composto por outros 10 senadores: Plínio Valério (PSDB), Mecias de Jesus (Republicanos), Eduardo Braga (MDB), Zequinha Marinho (Podemos), Marcos Rogério (PL), Rogério Carvalho (PT), Efraim Filho (União), Weverton Rocha (PDT), Rodrigo Pacheco (PSD) e Cid Gomes (PSB).

A regulamentação da mineração em TIs tomou o debate público em março, quando apareceu em um anteprojeto de lei elaborado pelo gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. O documento foi apresentado como proposta de texto final da comissão de conciliação sobre o marco temporal que foi criada pelo magistrado e vem sendo, desde o início, deslegitimada pelo movimento indígena.

Um dos articuladores do tópico que estabelecia um passo a passo da abertura de TIs para a lavra de minerais estratégicos, tais como ouro, cobre, potássio, urânio e ferro, foi o advogado Luís Inácio Lucena Adams. Além de atuar para a mineradora canadense Potássio do Brasil, Adams representou o PP na comissão de conciliação, mesmo partido da senadora Tereza Cristina.

O artigo da exploração mineral no documento do ministro Gilmar Mendes foi amplamente criticado, inclusive pelo Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e pela Organização das Nações Unidas (ONU) e foi, em seguida, retirado. Agora, a proposta reaparece, mas no Senado.

Davi Alcolumbre declarou que o objetivo é buscar uma iniciativa que não "legitime a exploração predatória" e nem "paralise a inclusão social dos povos que vivem nessas terras e que desejam um futuro com melhores condições".

Editado por: Thalita Pires

https://www.brasildefato.com.br/2025/04/23/ruralista-tereza-cristina-vai-presidir-grupo-no-senado-para-regulamentar-mineracao-em-terras-indigenas/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.