De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

No Xingu, cacique Raoni aconselha Lula a indicar sucessor e não explorar Margem Equatorial

04/04/2025

Fonte: Sputinik Brasil - https://noticiabrasil.net.br/



No Xingu, cacique Raoni aconselha Lula a indicar sucessor e não explorar Margem Equatorial

Em visita à Terra Indígena Capoto/Jarina, no Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso, nesta sexta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ouviu conselhos e críticas do líder indígena kaiapó cacique Raoni, conhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia e dos povos indígenas.
"Quero pedir ao senhor para pensar no seu sucessor, que tem que ser o próximo presidente da República, para continuar seu trabalho de proteger os povos indígenas e o nosso território", disse o intérprete de Raoni, que falou no seu idioma, kaiapó.

Ele também criticou a intenção do governo federal de explorar petróleo e gás natural nas águas profundas da região conhecida como Margem Equatorial, localizada a 570 quilômetros da foz do rio Amazonas.
"Estou sabendo que, na foz do Amazonas, o senhor está pensando no petróleo que tem lá debaixo do mar. Eu penso que não [deveria explorar]. Porque essas coisas, da forma como estão, garantem que a gente tenha um meio ambiente, a terra com menos poluição e menos aquecimento", disse o cacique. "Se isso acontecer, eu sou pajé também. Eu já tive contato com os espíritos, que sabem dos riscos que a gente tem de continuar trabalhando dessa forma, de destruir, e destruir, e destruir", concluiu ele.

O cacique, que subiu a rampa ao lado de Lula no dia da posse em 2023, também fez críticas ao presidente:
"Estive pessoalmente com o presidente Lula convidando para ele vir para nossa aldeia, e ele me disse que viria, mas não veio. Eu encontrei com ele novamente e convidei mais uma vez, ele falou que viria, e não veio. Aí na terceira vez, falei: 'Presidente, preciso que o senhor venha para minha aldeia', e agora ele está aqui."
O encontro foi transmitido pelo site oficial do governo. Em seu discurso, Lula afirmou que assegurar os direitos indígenas é prioridade absoluta do governo, demarcando e homologando terras.
"Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas as nossas políticas convergem nesse sentido de assegurar integralmente os direitos indígenas. Sempre enfrentando os desafios, que são muitos e precisam ser tratados de forma negociada, com diálogo e transparência. E vale lembrar: não fazemos mais do que garantir o que prevê a Constituição", declarou o presidente.

Lula também criticou quem "reclama" que indígenas têm muita terra no Brasil, que equivale a 14% do território, segundo ele:
"Não devem se esquecer que, um dia, os indígenas tinham 100% do território nacional e, portanto, têm direito de reivindicar, brigar e conquistar quantas terras forem necessárias para manter o povo indígena, sua cultura e sua tradição", declarou.

Na ocasião, o presidente condecorou Raoni com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito, a mais alta honraria brasileira.
"Guerreiro incansável na defesa dos povos indígenas, do meio ambiente e da Amazônia, nosso querido Raoni segue ativo em sua nobre missão. [...] Não existe na face da terra nenhum homem, nenhum presidente, nenhum rei mais representativo do que o nosso querido Raoni", elogiou Lula.

https://noticiabrasil.net.br/20250404/no-xingu-cacique-raoni-aconselha-lula-a-indicar-sucessor-e-nao-explorar-margem-equatorial-39073220.html
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.