De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

"A Resposta Somos nós", dizem povos indígenas sobre crise climática

07/04/2025

Autor: Cristiane Prizibisczki

Fonte: O Eco - https://oeco.org.br/noticias/



"A Resposta Somos nós", dizem povos indígenas sobre crise climática
Acampamento Terra Livre deve reunir em Brasília representantes de cerca de 200 povos indígenas de todo o país. Entre 6 e 8 mil pessoas são esperadas

Começou nesta segunda-feira (7), em Brasília, a edição 2025 do Acampamento Terra Livre (ATL), a maior assembleia dos povos e organizações indígenas do Brasil. O papel das populações indígenas no enfrentamento às mudanças climáticas será um dos temas principais do evento.

Realizado entre os dias 7 e 11 de abril, o ATL espera reunir entre 6 e 8 mil pessoas, nos cinco dias de mobilização, entre elas representantes de 200 povos indígenas de todas as regiões do Brasil.

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) reforçará, no evento, a mensagem de que não existe solução para a crise climática sem Terras e Povos Indígenas. "A resposta Somos Nós: Povos Indígenas rumo à COP 30" é tema de um dos três eixos de ação e mobilização que estão sendo preparados para a semana.

De fato, este papel é reconhecido pela própria Organização das Nações Unidas (ONU). Relatório publicado em 2021 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e pelo Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e do Caribe (FILAC) mostrou que os povos indígenas e comunidades tradicionais, em geral, têm sido melhores guardiões de suas florestas.

Para que essa proteção seja garantida, no entanto, é preciso que os processos de homologação avancem no Brasil, diz a APIB. "No Brasil, Terras Indígenas ainda em fase de estudo ou delimitadas apresentam maiores taxas de desmatamento (0,2% ao ano) em comparação com as TIs declaradas, regularizadas e homologadas (0,05% ao ano)". diz a organização, ao citar o estudo "Demarcação é Mitigação: Contribuições Nacionalmente Determinadas Brasileiras sob a perspectiva indígena", lançado em novembro de 2024.

Também durante os dias do Acampamento, será lançada oficialmente a Comissão Internacional Indígena para a COP30. Além disso, é esperada a realização de uma marcha com o lema "A Resposta Somos Nós".

Outros temas
No ATL 2025, também serão tratados outros temas, como o Marco Temporal Indígena, que está sob escrutínio do Supremo Tribunal Federal (STF), e o Projeto de Lei 14.701/2023, que foi apresentado na Câmara dos Deputados logo após o STF ter, inicialmente, julgado o Marco Temporal inconstitucional.

Após grande repercussão sobre a negativa do STF, a Suprema Corte criou uma "Câmara de Conciliação", que ainda discute o assunto.

https://oeco.org.br/noticias/a-resposta-somos-nos-dizem-povos-indigenas-sobre-crise-climatica/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.