De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Indígenas do povo Zoró de Mato Grosso participam de formação realizada pela Funai para fortalecer proteção territorial

13/05/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) realizou, entre os dias 5 e 9 de maio, um curso de formação com conceitos introdutórios sobre geoprocessamento aplicado à gestão territorial indígena. O curso ocorreu no campus da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em Ji-Paraná (RO) e contemplou 15 jovens moradores da Terra Indígena (TI) Zoró, localizada no estado de Mato Grosso, além de gestores da Associação do Povo Indígena Zoró (APIZ). A estimativa é de que cerca de 100 famílias sejam beneficiadas com a formação, que tem como principal objetivo preparar os indígenas para realizarem o monitoramento e o georreferenciamento do território que tradicionalmente ocupam.

Espera-se, com isso, que os ensinamentos sobre cartografia, coleta de dados geoespaciais com dispositivos móveis e elaboração de mapas temáticos com foco na realidade dos territórios se somem aos conhecimentos dos indígenas sobre a área onde vivem para a atualização do Plano de Gestão Territorial (PGTA) do Povo Zoró, fortalecendo a proteção territorial.

Para o cacique Panderwup Zoró, a ação possibilita um maior envolvimento dos jovens em projetos de pesquisa e uma participação ativa nos projetos do PGTA Zoró. "Vai ajudar a identificar áreas de risco, monitorar a biodiversidade e entender os impactos de atividades humanas sobre o meio ambiente e, a partir disso, vai ser possível propor soluções sustentáveis baseadas na natureza", afirma.

O PGTA é uma importante ferramenta para a implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI). Por meio do PGTA é possível promover o fortalecimento da proteção e do controle territorial baseado no protagonismo, autonomia e autodeterminação dos povos indígenas.

O curso foi realizado pela Coordenação de Planejamento em Gestão Territorial e Ambiental (Coplam) da Funai, com o apoio da Coordenação Regional (CR) da autarquia em Ji-Paraná, em parceria com o Departamento Intercultural da UNIR, a APIZ e a Cooperativa de Produção Indígena Zoró (COOPERAPIZ).

CR Ji-Paraná
A Coordenação Regional da Funai de Ji-Paraná está localizada no município de Ji-Paraná (RO) e atua junto aos povos indígenas das etnias Arara, Gavião, Uru Eu Wau Wau, Amondawa, Oroin, Tupari, Canoé, Aruá, Kampé, Arikapú, Sakirabiar, Makurap, Jabuti, Karitiana, Karipuna, Zoró e Grupos Isolados. Criada em 2007, a unidade é responsável por coordenar e monitorar a implementação de ações de proteção e promoção dos direitos de povos indígenas nos estados de Rondônia e Mato Grosso.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/indigenas-do-povo-zoro-de-mato-grosso-participam-de-formacao-realizada-pela-funai-para-fortalecer-protecao-territorial
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.