De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Judiciário de Roraima realizará mutirão de atendimento a indígenas privados de liberdade

30/04/2025

Fonte: CNJ - https://www.cnj.jus.br/



Judiciário de Roraima realizará mutirão de atendimento a indígenas privados de liberdade

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Estado de Roraima (GMF/TJRR) realizará, na próxima segunda-feira, 5 de maio, às 10h, a solenidade de lançamento do Mutirão de Atendimentos e Análise de Processos envolvendo pessoas indígenas acusadas, rés, condenadas ou privadas de liberdade.
O evento ocorrerá na Sala de Sessões e na Sala de Togas do Tribunal de Justiça de Roraima e contará com a presença do juiz auxiliar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (DMF/CNJ), Luís Geraldo Sant'Ana Lanfredi.
A iniciativa é fruto de acordo de cooperação técnica firmado entre o GMF/TJRR, a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE/RR) e a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e tem como objetivo promover o acesso à Justiça e a efetivação dos direitos fundamentais das populações indígenas em situação de privação de liberdade.
Durante o mutirão, defensores públicos, magistrados e equipe multidisciplinar da UFRR atuarão de forma integrada para prestar atendimento jurídico, promover revisão processual e realizar encaminhamentos assistenciais, em conformidade com a Constituição Federal, a Convenção n. 169 da OIT, a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas e a Resolução CNJ n. 287/2019.
Além das ações práticas, a iniciativa prevê também medidas estruturantes, como:
Capacitação de agentes públicos;
Elaboração de diagnósticos técnicos; e
Desenvolvimento de políticas públicas específicas, com foco na superação da vulnerabilidade social e institucional enfrentada pelas populações indígenas no sistema prisional.
A proposta visa promover uma atuação judicial humanizada, com base nos princípios da dignidade e da justiça social.
Reconhecimento
Durante a solenidade, o desembargador Almiro Padilha, vice-presidente do TJRR e supervisor do GMF/RR, concederá a Medalha do Mérito Judiciário do Estado de Roraima ao desembargador Luís Geraldo Sant'Ana Lanfredi, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), em reconhecimento à sua relevante atuação nacional na defesa dos direitos das pessoas privadas de liberdade e no fortalecimento das políticas de cidadania no sistema prisional brasileiro.

https://www.cnj.jus.br/judiciario-de-roraima-realizara-mutirao-de-atendimento-a-indigenas-privados-de-liberdade/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.