De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Pela primeira vez, liderança indígena assumirá mandato na ALMT

17/05/2025

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/



Pela primeira vez, liderança indígena assumirá mandato na ALMT
A posse é resultado de um acordo de rodízio parlamentar, estabelecido entre os deputados do Partido dos Trabalhadores (PT), que garante uma espécie de revezamento entre os suplentes na casa.

A líder indígena Eliane Xunakalo (PT), atual coordenadora da Federação dos Povos Indígenas do Mato Grosso (Fepoimt), deve se tornar a primeira mulher indígena a assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

A posse, que está prevista para julho de 2025, é resultado de um acordo de rodízio parlamentar, estabelecido entre os deputados do Partido dos Trabalhadores (PT), que garante uma espécie de revezamento entre os suplentes na casa.

A notícia foi divulgada nas redes sociais do deputado Lúdio Cabral (PT), que se afastará temporariamente do cargo.

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) também irá se afastar por 30 dias, abrindo espaço inicialmente para o presidente da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT-MT), Henrique Lopes.

Eliane assumirá a vaga por 121 dias. Atualmente, entre os 24 deputados da ALMT, apenas uma cadeira é ocupada por uma mulher.

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2025/05/17/-lideranca-indigena-assumira-mandato-na-almt.ghtml
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.